???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10008
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A pandemia da covid-19 e a virtualização das manifestações culturais no município de Manaus: entre o vivido e o virtual
???metadata.dc.creator???: Silva, Bruno Henrique Fernandes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodrigues, Allan Soljenítsin Barreto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernando, Adelson da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Carlos Jorge Barros
???metadata.dc.description.resumo???: O contexto pandêmico da Covid-19, que começou em Wuhan, China, em 2019, levou a uma crise global de saúde pública. Apesar dos avanços científicos, a pandemia deixou muitos trabalhadores à deriva. A declaração de pandemia pela OMS em março de 2020 levou a medidas de isolamento social. A crise econômica exacerbou a exploração da força de trabalho, especialmente em países com estruturas menos consolidadas. Mészáros, ao discutir o poder destrutivo do capital, destaca o sistema sócio metabólico do capital, evidenciando o intercâmbio metabólico entre humanidade e natureza. Essa dissertação é um trabalho etnográfico decorre de uma experiência prática de pesquisa quanto de um processo reflexivo e teórico sobre a pandemia da Covid-19 e a virtualização das manifestações culturais no município de Manaus: Entre o vivido e o virtual, tendo como base norteadora, os limites e potenciais de uso das tecnologias digitais na interação da classe artística manauara diante da pandemia. A pesquisa de campo foi realizada com artistas em diferentes segmentos artísticos, mais especificamente cantores que atuam na cidade que durante o período de isolamento social, foram obrigados a se reinventar e encontrar novas formas de se conectar com o seu público. Diante dessa reconfiguração social constituída pelo vírus, os artistas passaram a se letrados virtualmente com intuído de manter viva sua manifestação cultural. A pesquisa denota que os desafios foram significativos. A virtualidade pode proporcionar novas oportunidades, mas a ausência do contato presencial trouxe perdas, afetando a experiência estética e emocional de alguns espectadores. No entanto, a resiliência e a criatividade dos artistas permitiram que eles superassem esses desafios, reconstituindo suas práticas e explorando novas formas de expressão, embora desafiadora, abriu novos caminhos para a arte e a cultura na era digital.
Abstract: The Covid-19 pandemic, which began in Wuhan, China in 2019, has led to a global public health crisis. Despite scientific advances, the pandemic has left many workers adrift. The WHO's declaration of a pandemic in March 2020 led to social isolation measures. The economic crisis has exacerbated the exploitation of the workforce, especially in countries with less consolidated structures. Mészáros, in discussing the destructive power of capital, highlights the socio-metabolic system of capital, highlighting the metabolic exchange between humanity and nature. This dissertation is an ethnographic work that stems from a practical research experience as well as a reflective and theoretical process on the Covid-19 pandemic and the virtualization of cultural manifestations in the municipality of Manaus: Between the lived and the virtual, based on the limits and potential of the use of digital technologies in the interaction of the Manaus artistic class in the face of the pandemic. The field research was carried out with artists in different artistic segments, more specifically singers working in the city who, during the period of social isolation, were forced to reinvent themselves and find new ways of connecting with their audience. Faced with this social reconfiguration caused by the virus, artists have become virtually literate in order to keep their cultural manifestation alive. The research shows that the challenges have been significant. Virtuality can provide new opportunities, but the absence of face-to-face contact has brought losses, affecting the aesthetic and emotional experience of some spectators. However, the artists' resilience and creativity allowed them to overcome these challenges, reconstituting their practices and exploring new forms of expression, although challenging, opened up new paths for art and culture in the digital age.
Keywords: Artistas - Manaus (AM)
Letramento digital
COVID-19, Pandemia de, 2020-
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Covid-19
Manifestação cultural
Artistas manauaras
Letramento digital
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SILVA, Bruno Henrique Fernandes da. A pandemia da covid-19 e a virtualização das manifestações culturais no município de Manaus: entre o vivido e o virtual. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10008
Issue Date: 29-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BrunoSilva_PPGSCA.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.