Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Expressão heteróloga, purificação e caracterização da proteína hipoxantina guanina fosforribosiltransferase de Plasmodium falciparum.
Autor: Wohlk, Bruna Lovizutto Protti 
Primeiro orientador: Astolfi Filho, Spartaco
Resumo: A malária continua a ser a maior causa de morbidade e mortalidade mundial com até três milhões de mortes anuais. O tratamento da malária, causada por Plasmodium. falciparum, dependeu por décadas do uso da aminoquinolina cloroquina. Contudo a resistência à cloroquina em uma escala global expôs a capacidade com que o parasita pode desenvolver resistência a drogas. É, portanto, necessário o desenvolvimento de estudos que assegurem que drogas mais eficazes sejam descobertas de forma sustentável e que novos alvos moleculares para agentes antimalária sejam revelados. Através de análises de biologia celular e molecular foi possível sequenciar o genoma de P. falciparum e identificou-se novos alvos alvos terapêuticos antimalária. A proteína alvo estudada neste projeto foi a Hipoxantina guanina fosforribosiltransferase do P. falciparum, que está relacionada com a via de recuperação das purinas .O gene da enzima foi identificado no genoma do P. falciparum, e produzido por síntese química com códons preferenciais de Escherichia coli, clonado em um forte promotor de expressão para esta bactéria, expresso e a proteína recombinante purificada mostrou-se ativa. A enzima será utilizada futuramente em estudos de binding e inibição com novos compostos químicos e/ou componentes de extratos de microrganismos e plantas amazônicas
Palavras-chave: P. falciparum
Hipoxantina guanina fosforribosiltransferase
E.coli, alvo molecular
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Citação: WOHLK, Bruna Lovizutto Protti. Expressão heteróloga, purificação e caracterização da proteína hipoxantina guanina fosforribosiltransferase de Plasmodium falciparum.. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2247
Data de defesa: 27-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Lovizutto Protti Wohlke.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.