???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Herbert Santana Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7995043388654241por
dc.contributor.advisor1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.date.available2013-12-06-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Herbert Santana Garcia. Significados de protagonismo juvenil segundo jovens da Universidade Federal do Amazonas. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2287-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou os significados de protagonismo juvenil para jovens (15-24 anos) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tendo como recorte a compreensão do protagonismo como condição do desenvolvimento humano. O objetivo geral foi compreender os significados de protagonismo juvenil para jovens da UFAM. E os objetivos específicos (1) identificar os significados que os jovens da UFAM atribuem ao protagonismo juvenil; (2) compreender a relação entre protagonismo juvenil e desenvolvimento humano. O referencial teórico utilizado foi a Perspectiva Sociocultural Construtivista do Desenvolvimento Humano, com recorte em alguns conceitos-chave para a pesquisa: (1) Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que remete às noções de Zona de Movimento Livre (ZML) e de Zona de Promoção de Ação (ZPA); (2) Constraint ou Canalização Cultural; (3) Mediação Semiótica; (4) Internalização; (5) Transmissão Cultural Bidirecional; (6) Separação Inclusiva e o conceito de Cultura proposto por Valsiner. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-estabelecido. O número de participantes foi de 6 jovens com vivência política na UFAM. Os dados foram analisados por meio da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory, com a qual criamos hipóteses prévias para depois uma hipótese principal/integrativa, a qual não é definitiva, e assim elaboramos teoria no diálogo entre os dados da pesquisa, o referencial teórico e as construções/elaborações do pesquisador. As categorias construídas foram: (1) As expectativas e realidades no ingresso na UFAM: diferentes trajetórias a depender dos cursos escolhidos; (2) O tripé ensino-pesquisa-extensão como possibilitador de vivências transformadoras na vida acadêmica em múltiplos espaços e (3) O protagonismo juvenil e seus significados para jovens da UFAM. Os resultados sugerem que os significados de protagonismo juvenil perpassaram as compreensões de que é algo que existe na UFAM em condição potencial em alguns contextos e que já foi forte outrora, porém, hoje, está enfraquecido por conta do comodismo dos atuais estudantes universitários. Outros significados sugeriram que o protagonismo juvenil é associado diretamente às passeatas e protestos que ocorrem no campus da UFAM. Esses significados serão construídos em trajetórias e em múltiplos contextos (local e locais), trajetórias que terão toda a influência das convenções/construções socioculturais da UFAM enquanto local que é construído e reconstruído nas suas dimensões física e subjetiva pelos jovens universitários. Além disso, há momentos de amplitude de olhar nessas trajetórias, que são: o ingresso na universidade, os espaços de inserção, a vivência no tripé ensino-pesquisa-extensão e as transformações individuais nas diversas vivências/experiência.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7781/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Herbert%20Santana%20Garcia%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10647/Herbert%20Santana%20Garcia%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectProtagonismo Juvenilpor
dc.subjectPerspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humanopor
dc.subjectSociocultural constructivist perspective of human developmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApor
dc.titleSignificados de protagonismo juvenil segundo jovens da Universidade Federal do Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Herbert Santana Garcia Oliveira.pdfDissertação1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.