???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2348
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Moodle vs. World of warcraft: análise comparativa dos ambientes virtuais de aprendizagem no Amazonas
???metadata.dc.creator???: Silva, Sylker Teles da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Cláudia Guerra
???metadata.dc.description.resumo???: Os ambientes virtuais de aprendizagem online representam importantes ferramentas de comunicação para a Educação a Distância, modalidade cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo. Na outra margem tecnológica encontram-se os ambientes massivos em três dimensões, sob a forma de jogos eletrônicos que levam cada vez mais adeptos para os universos simulados. O problema encontrado nesses sistemas é que cada vez mais, os jovens estão preferindo os jogos virtuais do que as salas de aula. Este trabalho dedica-se, portanto, a investigar tais ambientes virtuais com o objetivo de comparar dois sistemas distintos e apontar similaridades e diferenças. Trata-se de uma tentativa de descobrir se é possível combinar um ambiente virtual de aprendizagem com um jogo massivo online. O estudo de tais ecossistemas comunicacionais virtuais pode contribuir sobremaneira com regiões como a Amazônia, com suas comunidades isoladas e carentes de tecnologias inclusivas para o ensino não-presencial. Dessa maneira o estado do Amazonas serve de campo para este estudo. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado Moodle e um jogo massivo multijogador online, intitulado World of Warcraft, foram escolhidos para realizar a compraração. Atraves do método hipotético indutivo foi utilizada uma abordagem comparativa aliada a outras abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa, foi possível nortear os estudos, elaborando uma investigação em três campos distintos: o jogo online, o sistema Moodle e as Lan Houses da cidade de Manaus. O estudo partiu da hipótese de que é possível utilizar um jogo massivo online como um ambiente virtual de aprendizagem. O resultado encontrado confirma a predileção dos jovens pelos jogos e revela ainda que os jogadores de World of Warcraft conseguem aprender acerca do universo do jogo sem concorrer para tal e sem que o jogo tenha uma finalidade educacional. Por outro lado, o Moodle possui ferramentas educacionais construcionistas importantes na constituição do aprendizado. Dessa forma é proposto um ambiente híbrido de aprendizagem síncrona, contento as melhores características dos dois sistemas
Abstract: Virtual environments for online learning are major communication tools for distance education, a crescent way of learning in Brazil and the world. On the other side is the technology of the massive environments in three dimensions, in the form of electronic games that bring more supporters to the simulated universes. The problem encountered on these systems is that increasingly, young people are choosing games over classroom. This work is dedicated, therefore, to investigate such virtual environments in order to compare two systems and point out similarities and differences. This is an attempt to find out if we can combine a virtual learning environment with a massive online game. The study of such ecosystems of virtual communication can strongly contribute to regions like the Amazon, with their isolated communities and its needs of inclusive technologies like non-attendance teaching. Thus the state of Amazonas is the field for this study. A Virtual Learning Environment called Moodle and a massive multiplayer online game, titled World of Warcraft, were chosen for this comparison. Through the hypothetical inductive method and a comparative approach combined with qualitative and quantitative researches, it was possible to guide the studies, driving the investigation to three distinct fields: the online game, the Moodle system and the cyber cafes in the city of Manaus. The study hypothesized that it is possible to use an online game as a virtual learning environment. The result obtained confirms the predilection of young people for games and also shows that players of World of Warcraft can learn about the universe of the game without competing for it even if the game has not an educational purpose. Furthermore, Moodle provides important constructionist learning tools for the learning process. Thus we propose a hybrid learning environment synchronously, containing the best features of both systems.
Keywords: Educação a distância
Ambientes virtuais
Jogos virtuais
Distance education
Virtual environments
Games
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citation: SILVA, Sylker Teles da. Moodle vs. World of warcraft: análise comparativa dos ambientes virtuais de aprendizagem no Amazonas. 2010. 229 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2348
Issue Date: 1-Oct-2010
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sylker Teles da Silva.pdf3.48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.