Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2498
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da contribuição da educação ambiental para a coleta seletiva de resíduos sólidos no ensino médio na cidade de Manaus
Autor: Abdala, Willer José dos Santos 
Primeiro orientador: Rodrigues, Francisco Mendes
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar se há programas de Educação Ambiental com foco na coleta seletiva de resíduos sólidos, desenvolvidos nas escolas das redes pública e privada de ensino médio na cidade de Manaus, capazes de efetivar uma real mudança comportamental nos alunos em relação às suas atitudes com o meio ambiente bem como no tratamento dos resíduos sólidos, corroborando na construção de atitudes pro - ativas na sociedade, gerando melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Na fundamentação teórica apresentamos conceitos e importância a respeito da educação ambiental dentro de uma ótica do desenvolvimento socialmente e ambientalmente sustentável para o sucesso das economias modernas em benefício das sociedades atuais e futuras, caracterizando a necessidade da formação de uma consciência ambiental nas pessoas e comunidades, além da importância da presença e do papel da escola como instituição motivadora e transformadora da uma mudança comportamental nos cidadãos. Em seguida foram realizados estudos a respeito dos resíduos sólidos, (conceitos, problemas, importância, causas e conseqüências) e as temáticas da Educação Ambiental para a minimização e solução destes problemas, além dos seus efeitos negativos para a economia e para o meio ambiente. Após uma análise dos dados coletados por meio dos questionários aplicados e com base na fundamentação teórica abordada, concluímos que os programas de EA desenvolvidos nas escolas em Manaus não apresentam eficácia em efetivar uma mudança comportamental nas pessoas em relação ao seu comportamento em defesa do meio ambiente, muito menos sobre a coleta seletiva de lixo, uma vez que não são desenvolvidos dentro de uma metodologia inter, trans e multidisciplinar, assim como pela baixa periodicidade anual e a falta de continuidade nas ações e atividades que envolvem programas e projetos dos alunos com o meio ambiente e a coleta seletiva de resíduos sólidos.
Abstract: The study aimed at analyzing if there are programs of environmental education focusing on the selective collection of solid waste, developed in public and private high schools in the city of Manaus, able to accomplish a real behavioral change in students regarding their attitudes with environment as well as in the treatment of solid waste, reinforcing with the construction of proactive attitudes in the society, generating improvement in life quality and environment preservation. In the theoretical basis we present concepts and the importance in relation to environmental education according to a view of the socially and environmentally sustainable development to the success of modern economies for current and future societies benefit, characterizing the need of formation of environmental conscience in people and communities, rather than the importance of the school is present and its role as a motivational and transforming institution of the citizens behavioral change. Then studies were made related to solid waste, (concepts, problems, importance, causes and consequences) and the themes of environmental education to reduction and solution of these problems, besides their negative effects to economy and environment. After an analysis of collected data by means of questionnaires used and based on the theoretical basis approached, we concluded that the programs of Environmental Education developed in schools in Manaus do not demonstrate efficiency in accomplishing a behavioral change in people in regard to their behavior in defending the environment, specially about selective collection of waste, once they are not developed according to an inter, trans and multidisciplinary methodology, as well as the low yearly periodicity and the lack of continuity of actions and activities that involve the students programs and projects with the environment and the selective collection of solid waste.
Palavras-chave: Educação ambiental
Coleta seletiva
Resíduos sólidos
Meio ambiente
Qualidade de vida.
Environmental education
Selective collection
Solid waste
Environment
Life quality
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Estudos Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Citação: ABDALA, Willer José dos Santos. Análise da contribuição da educação ambiental para a coleta seletiva de resíduos sólidos no ensino médio na cidade de Manaus. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2498
Data de defesa: 16-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Willer José dos Santos Abdala.pdfDissertação - Willer José dos Santos Abdala.pdf4,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.