???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2501
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Efeitos da intervenção governamental na reserva extrativista do Alto Juruá no período 1990 a 2010: identificação dos pontos fortes e fracos
???metadata.dc.creator???: Freitas, Josimar da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rivas, Alexandre Almir Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo analisa os efeitos da intervenção governamental de duas décadas (1990 a 2010) na Reserva Extrativista do Alto Juruá, cuja abordagem baseia-se no desenvolvimento regional para melhor informar a atuação governamental e as condições de sobrevivência das famílias. Ou seja, para entender sistematicamente as relações entre a instituição governamental e a percepção das pessoas da Reserva, priorizou, sobretudo, o grupo social elemento que testou migração, saúde, condições de uso da REAJ, ações do ICMBIO, organização comunitária e formas inadequadas de uso entre moradores; o econômico grupo que apresentou o perfil de créditos e programas efetivados nas comunidades e a produção e seu faturamento em salários mensal; o cultural instrumento do qual forneceu informações a respeito da escolaridade e avaliação da educação entre as comunidades estudadas; o ambiental descrição dos impactos sofridos por pressão humana e preservação, tais como desflorestamento, queimadas, caça e pesca inadequada, entre outros problemas. Em busca de compreender o cenário interno da Reserva utilizou-se a matriz de SWOT (FOFA) para perceber as forças e fraquezas, e externas - as oportunidades e ameaças. Nesse sentido, o aparato metodológico orientou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, efetivando-se, portanto, em quatorze das oitenta e uma comunidades registradas. Somando-se a isso, o método dialético além de confrontar os sistemas em sua essência, mediou seu funcionamento a partir a realidade local. De modo geral, a estratégia de relacionar os grupos em destaque a luz de desenvolvimento regional e preservação, certamente culminou no alcance dos objetivos da dissertação, sobretudo a partir do entendimento que se trata de um tema interdisciplinar e complexo quando apresentado seus resultados. Quanto aos efeitos da intervenção governamental, pode-se dizer que em contraponto com as diretrizes, normas e regulamentos que estabelecem o plano de utilização, o estudo revelou que a REAJ não atende os objetivos estratégicos de preservação ambiental e de uso sustentável. A pesquisa apresentou, também, que a formulação de políticas de desenvolvimento deve considerar não só a preservação, mas as comunidades tradicionais pelo compromisso de resguardar os estoques de capital natural, a prestação de serviços ambientais para a Amazônia e a humanidade.
Keywords: Reserva Extrativista do Alto Juruá
Intervenção governamental
Avaliação Política - Extrativismo
High Juruá Extractive Reserve
Government intervention
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Estudos Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Citation: FREITAS, Josimar da Silva. Efeitos da intervenção governamental na reserva extrativista do Alto Juruá no período 1990 a 2010: identificação dos pontos fortes e fracos. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2501
Issue Date: 16-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Josimar da Silva Freitas.pdfDissertação - Josimar da Silva Freitas.pdf2.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.