???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2565
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação do desempenho da PCR Multiplex alelo específico para detecção de genes de Mycobacterium tuberculosis associados à resistência a Rifampicina e Isoniazida, a partir de amostra clínica
???metadata.dc.creator???: Souza, Márcia Alves de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sadahiro, Aya
First advisor-co: Ogusku, Mauricio Morishi
???metadata.dc.description.resumo???: A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pelo complexo Mycobacterium tuberculosis, sendo considerada um grave problema de saúde pública mundial. Atualmente, isolados de M. tuberculosis resistentes a pelo menos um medicamento utilizado no tratamento da TB tem sido documentados em todos os países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a TB multirresistente (TBMR) é definida quando, isolados de M. tuberculosis de pacientes apresentam resistência a pelo menos Isoniazida e Rifampicina, os dois fármacos fundamentais no tratamento da TB. A resistência à Rifampicina tem sido associada às mutações gênicas no bacilo, no gene rpoB (referentes aos códons 531, 526 e 516). Para a Isoniazida, as mutações associadas à resistência têm sido relatadas nos genes katG, inhA, ahpC e kasA, sendo que a mutação no gene katG, referente ao códon 315, tem sido a mais citada para resistência a este fármaco. Neste contexto, métodos moleculares têm sido propostos pra detecção de mutações gênicas, em isolados de M. tuberculosis, que possam estar associadas à resistência aos fármacos. O presente estudo avaliou o desempenho da PCR multiplex alelo específico (PCR-MAS), diretamente em 86 amostras de escarro de pacientes com TB pulmonar multibacilares (n=42) e paucibacilares (n=44) da Policlínica Cardoso Fonte. A PCR-MAS teve como alvos: os genes katG ,inhA e rpoB. A concordância entre a PCR-MAS e o Método de Redução de Nitrato foi avaliada utilizando o teste kappa e a associação entre as mutações gênicas e a resistência fenotípica aos fármacos foi realizada pelo teste exato de Fisher. A análise de concordância, pelo teste kappa, foi realizada entre as PCR-MAS a partir de amostra de escarro e de isolados de M. tuberculosis. A PCR-MAS apresentou fraca concordância com o Método de Redução de Nitrato, pois de 18 amostras resistentes à Isoniazida, apenas em 4 (22,2%) foram detectadas as mutações para o gene katG ou inhA. No entanto, a avaliação da sensibilidade fenotípica à Rifampicina, apresentou boa concordância com a PCR-MAS (kappa = 0,7237), quando as amostras foram de pacientes de TB pulmonar multibacilar. Além disso, houve associação da presença de mutações no gene rpoB com resistência fenotípica à Rifampicina (p = 0.0014). Em relação a concordância entre as PCR-MAS, de amostras de escarro e seus respectivos isolados de M. tuberculosis, o desempenho foi excelente quando testados em amostras de pacientes com TB pulmonar multibacilar, para detecção de mutações no gene rpoB (kappa = 0,7742). Portanto, os resultados obtidos com a PCR-MAS, a partir de amostras de escarros, foram satisfatórios e poderão ser utilizados para monitorar e pesquisar as mutações associada à resistência à Rifampicina em pacientes de TB multibacilar na rede básica de saúde, pois é um teste rápido, reprodutível e de menor custo.
Keywords: Mycobacterium tuberculosis
TB multirresistente (TBMR)
PCR-MAS
Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis, multidrug-resistant TB (MDR-TB), MAS-PCR
Tuberculosis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas
Citation: SOUZA, Márcia Alves de. Avaliação do desempenho da PCR Multiplex alelo específico para detecção de genes de Mycobacterium tuberculosis associados à resistência a Rifampicina e Isoniazida, a partir de amostra clínica. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2565
Issue Date: 30-May-2013
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Farmacêuticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Márcia Alves de Souza.pdfDissertação - Márcia Alves de Souza.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.