???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2834
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo contábil para a inserção tecnológica na produção de fibras, a partir de malva e juta, na comunidade de Bom Jesus no Baixo Solimões
???metadata.dc.creator???: Moreira, Silvia Elaine 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rivas, Alexandre Almir Ferreira
First advisor-co: Hara, Francisco Adilson dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O aumento da produção de fibras vegetais decorrente da maior velocidade no processo produtivo ocasionado pela inserção do incremento tecnológico para a fase de descorticagem no tocante ao beneficiamento do produto, bem como o surgimento de novos custos, requer do produtor ribeirinho amazônico um controle contábil mais apurado e preciso a fim de administrar a manutenção desta atividade produtora de renda. Esta pesquisa tem como finalidade conhecer os custos da produção de fibras vegetais a partir dos cultivos de malva e juta nas formas de produção tradicional e tecnológica, a fim de que o produtor tenha o pleno conhecimento dos seus custos de produção podendo assim controlá-los, e obter inclusive informações contábeis necessárias para o planejamento de suas atividades, bem como para a boa tomada de decisões. A metodologia usada neste trabalho foi um estudo de caso na comunidade amazônica de Bom Jesus, grande produtora de fibras vegetais, e tomou como base os dados obtidos através de questionários aplicados ao presidente da comunidade que também é produtor. Como resultado foi possível conhecer os custos das duas formas de produção, tradicional e tecnológica, o que permitiu organizar os custos da produção tecnológica em forma de planilha eletrônica de dados gerando um modelo de controle contábil gerencial específico para esta produção, demonstrando com transparência ao agricultor além dos custos o resultado da safra agrícola. Finalmente, recomendou-se ao produtor ribeirinho o uso do modelo contábil elaborado no sentido de manter um controle confiável que possa fornecê-lo informações úteis para a gestão e manutenção da atividade produtiva.
Keywords: Fibras Vegetais
Malva
Juta
Vegetable Fibers
Mallow
Jute
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO: CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Estudos Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Contabilidade e Controladoria
Citation: MOREIRA, Silvia Elaine. Estudo contábil para a inserção tecnológica na produção de fibras, a partir de malva e juta, na comunidade de Bom Jesus no Baixo Solimões. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2834
Issue Date: 18-Sep-2008
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade e Controladoria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA ELAINE MOREIRA.pdfDissertação2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.