???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Gisele Cristina Resende Fernandes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250por
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.issued2011-05-20-
dc.identifier.citationSILVA, Gisele Cristina Resende Fernandes da. Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846-
dc.description.resumoO ser humano é motivado a descobrir a causalidade dos eventos e compreender seu ambiente, estabelecendo relações para o sucesso ou fracasso a partir de suas crenças e expectativas, a isso se denomina atribuição causal. Na escola, esse processo de atribuir causas é repetido pelos alunos em relação ao rendimento escolar, pois eles formulam julgamentos sobre sua própria capacidade e condição de estudantes a partir dos contextos de aprendizagem. A pesquisa objetivou identificar as atribuições causais sobre o rendimento escolar dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual da cidade de Manaus/Amazonas. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010), cujas propriedades psicométricas mostraram-se fiáveis para o domínio das ciências humanas apresentando um Alpha de Cronbach de 0,849 nos itens de bom desempenho e um Alpha de Cronbach de 0,89 para os itens relacionados ao fraco desempenho . Utilizou-se de uma abordagem quantitativa para a análise dos dados. As causas apontadas para o rendimento escolar foram analisadas pelo método de análise fatorial e categorizadas em oito fatores que se apresentam com o grau de importância devido aos valores próprios apresentados, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos organização e estratégias com valor próprio de 3,245; Fator 2: Professores e estrutura externa material com valor próprio de 2,669; Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas com valor próprio de 2,332; Fator 4: Sorte e apoio externo com valor próprio de 1,639) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos organização, estratégias e motivação apresentado o valor próprio de 3,184; Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas com o valor próprio de 2,738; Fator 3: Professores e apoio externo (família) com valor próprio de 2,692 e Fator 4: Sorte e estrutura material externa com valor próprio de 2,213). Concluiu-se que a identificação e análise das atribuições causais sobre o rendimento escolar pode favorecer a elaboração de ações interventivas na escola no sentido de promover a aprendizagem e que o QARE é um instrumento inovador no domínio da psicologia escolar gerando novos indicadores conceituais que podem contribuir para revisão do currículo de formação de docentes e gestores da educação.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8212/gisele.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11112/GISELE%20CRISTINA%20RESENDE%20FERNANDES%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtribuições causaispor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectIntervenção em psicologia escolar.por
dc.subjectCausal attributionseng
dc.subjectAcademic achievementeng
dc.subjectInvolvement in school psychologyeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApor
dc.titleAtribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELE CRISTINA RESENDE FERNANDES DA SILVA.pdfDissertação2.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.