???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaoud, Caio Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569893814198940por
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Braga Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561812825173697por
dc.date.available2014-07-15-
dc.date.issued2013-03-28-
dc.identifier.citationDAOUD, Caio Moura. Aprendendo a segmentar páginas web. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2924-
dc.description.resumoDiferente dos documentos tradicionais, as páginasWeb são compostas por diferentes segmentos ou blocos, cada qual desempenhando uma função específica dentro de cada página. Trabalhos recentes da literatura têm demonstrado que informações sobre esses segmentos podem ser úteis para melhorar os resultados de inúmeras tarefas das áreas de recuperação de informação e mineração de dados. Por esse motivo, existem muitos trabalhos científicos propondo diferentes métodos de segmentação de páginas Web. De uma forma geral, os métodos de segmentação encontrados na literatura utilizam apenas evidências da própria página a ser segmentada. No entanto, partindo da observação de que as páginas de um mesmo site tendem a possuir layouts bastante similares, apresentamos neste trabalho uma abordagem baseada em aprendizagem de máquina que explora evidências globais dos Web sites. Nosso método, que adota Support Vector Machines para o processo de aprendizagem, e usa a estrutura SOM (Site Object Model) para agregar informações de todas as páginas de um mesmo Web site, apresentou bons resultados quando comparado com uma abordagem de segmentação manual, e quando comparado com uma recente abordagem da literatura.por
dc.description.abstractUnlike traditional documents, Web pages are composed of different segments or blocks, each block has specific functions in each page. Recent work in the literature has shown that information on these segments may be useful to improve the results of numerous tasks in information retrieval and data mining areas. For this reason, there are many scientific works proposing different methods for Web pages segmentation. Generally speaking, the targeting methods found in the literature only use evidences of the page to be segmented. However, based on the observation that the pages of a site tend to have very similar layouts, we present a strategy based on machine learning that explores overall evidences of Web sites. Our method, which adopts Support Vector Machines for the learning process, and use the SOM structure (Site Object Model) to aggregate information from all pages of aWeb site, achieved good results when compared a manual segmentation approach, and with a recent approach in the literature.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/9852/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Caio%20Moura%20Daoud.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSegmentação de páginas Webpor
dc.subjectAprendizagem de máquinapor
dc.subjectÁrvore SOMpor
dc.subjectWeb pages segmentationeng
dc.subjectMachine learningeng
dc.subjectSOMtreeeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleAprendendo a segmentar páginas webpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Caio Moura Daoud.pdfDissertação - Caio Moura Daoud.pdf3.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.