???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Sionise Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131649606832974por
dc.contributor.advisor1Castro Júnior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271por
dc.date.available2012-09-04-
dc.date.issued2010-08-26-
dc.identifier.citationGOMES, Sionise Rocha. Anotação semântica de objetos de aprendizagem funcionais. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2954-
dc.description.resumoRecursos de mídia podem ser usados e/ou reutilizados como materiais de apoio ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Alguns desses materiais são inertes , como por exemplo, imagens, textos e vídeos, outros possibilitam interação entre entidades, sejam elas digitais ou não, como simulações, jogos e outras aplicações. Os recursos do segundo tipo são denominados Objetos de Aprendizagem Funcionais (OAFs). Para que possam ser reutilizados, OAFs precisam ser descritos em metadados, os quais representam tanto os aspectos técnicos do objeto, quanto os pedagógicos. Entretanto, os atuais metadados apresentam-se limitados na descrição de OAFs, principalmente no compartilhamento de experiência docente em relação ao uso do objeto. Essa limitação ocorre pela ausência de elementos e pela ambiguidade no vocabulário utilizado para anotação, dificultando a realização de buscas contextualizadas, e que profissionais do mesmo domínio estabeleçam uma troca comum de informações. Nesse contexto, este trabalho apresenta um metadado que possibilita a descrição de OAFs, enfatizando diferentes experiências de uso por meio da integração de diferentes ontologias de domínio.por
dc.description.abstractMedia resources can be used and reused for supporting teaching and learning processes. Some of these resources are non-interactive like images, texts, videos and others enable interaction among entities, digital or not, as simulations, games and other applications. The latter are considered Functional Learning Objects (FLOs). To be reused, FLOs must be described in metadata representing both the technical and the educational aspects of the object. However, current metadata are limited in describing FLOs, especially with respect to share teaching experience in the use of the object. This limitation is caused by absence of elements and ambiguity in the vocabulary used for annotation, making it difficult to carry out context-oriented searches, and for professionals from the same domain to establish information exchange. In this context, this paper presents a metadata for description of FLOs, emphasizing different user experiences through integration of different domain ontologies.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7291/DISSERTACAO%20Sionise%20Rocha%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjeto de Aprendizagem Funcionalpor
dc.subjectMetadadospor
dc.subjectAnotação Semânticapor
dc.subjectOntologiaspor
dc.subjectFunctional Learning Objecteng
dc.subjectMetadataeng
dc.subjectSemantic Annotationeng
dc.subjectOntologieseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleAnotação semântica de objetos de aprendizagem funcionaispor
dc.title.alternativeAnnotation semantics objects of functional learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO Sionise Rocha Gomes.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.