???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3139
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O jardim das imagens, a infância e suas flautas sagradas
???metadata.dc.creator???: Barreto, Maria das Graças de Carvalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos. A perspectiva é compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. Os desenhos são vistos como: formas particulares de inscrição das culturas da infância; meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. Nessa direção, a pesquisa, por diferentes campos do conhecimento, construídos sobre a infância, a partir de uma perspectiva crítica onde se questiona os fundamentos propostos sobre o despertar da percepção da infância na modernidade e identifica as contradições econômicas, políticas e sociais geradas a partir dos princípios construídos pelos Iluministas. Observa que no desenvolvimento da sociedade capitalista, as crianças foram desapropriadas de suas flautas sagradas (os brinquedos) e, também, da sua imaginação. A modernidade colocou a visibilidade da infância como força de trabalho, mesmo sob tutela das leis as desigualdades foram multiplicadas. Essas desigualdades foram postas em evidência pelos homens dos números e sua contabilidade sobre a infância na modernidade. No segundo capítulo; (Os arquitetos da Sociologia da Infância) a autora expõe as ideias construídas pelos adeptos do realismo, funcionalismo, interacionismo e das teorias do imaginário, traçando, a partir desses eixos, paralelos entre modelos de análise sociológica e a questão da infância na sociedade. No campo da Psicologia e da Psicanálise (Capítulo 3: O jardim das imagens e a valorização do campo simbólico), a autora utiliza-se das abordagens psicanalista, organicista, construtivista e as que versam sobre o imaginário (Bachelard), para realizar as análises sobre os desenhos produzidos, ora espontaneamente por uma criança (6 a 7 anos) procedente de um estrato social considerado médio, que permite a ela acesso às condições materiais de produção. A pesquisa procura verificar os limites e as dificuldades epistêmicas apresentadas em cada uma das teorias que dão suporte às análises dos desenhos infantis, abordando diferentes interpretações. Conclui que, para compreender as expressões infantis, o olhar orientado por diferentes perspectivas e campos do conhecimento, permite uma maior aproximação dos processos de constituição das culturas da infância e, também permite romper com os esquemas tradicionalistas de análise fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre a imaginação e a criatividade do universo da infância.
Abstract: The research seeks to analyze the children´s expressions contained in their drawings. The perspective is to understand the processes of symbolic construction in the cultural and subjective dimensions. The drawings are seen as particular forms of expressions of children expressions cultures; as means of communication with their peers and with adults; as forms of representation of their knowledge and worldviews; and also as an expression of their creative imagination and esthetic sensibility. In this direction, the research moves through different fields of knowledge construed about childhood from a critical perspective in which are questioned the bases proposed for the awakening of childhood awareness in modern times; they point out, as well the economic, political, and social contradictions generated from the principles formulated by the Enlightenment authors. The study observes that in the capitalist society development children have been deprived of their sacred flutes (toys) and imagination. The modernity brought about the visibility of childhood as labor force and produced great inequalities, even under the guardianship of the laws. These inequalities were put in evidence by the men of numbers and their account of childhood in the modern times. In the second chapter (The architects of childhood sociology) the author explains the ideas developed by the adepts of realism, functionalism, interactionism and the theories of the imaginary, tracing from these bases, parallels between the models of sociological analysis and the issue of childhood in society. In the fields of Psychology and Psychoanalysis (Chapter 3: The garden of images and the valuing of symbolic field), the author uses approaches from Psychology , Psychoanalysis, organicism, constructivism and those dealing with the imaginary (Bachelard) to undertake the analysis about the drawings produced by a child (6 to 7 years old) coming from social background which allowed it to have access to the material conditions of production. The research seeks to ascertain in the limits and epistemic difficulties presented in each of theories which support the analysis of children´s drawings according to different interpretations. It concludes that to understand childhood expressions, the approach should be oriented by different perspective and fields of knowledge to permit the understanding of the process of the constitution of childhood culture and the breaking of traditionalist schemes of analysis based on the directivist and interventionist tendencies which still influence the imagination and the creativity of childhood universe.
Keywords: Cultura e Infância
Culture and Childhood
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: BARRETO, Maria das Graças de Carvalho. O jardim das imagens, a infância e suas flautas sagradas. 2012. 436 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3139
Issue Date: 20-Dec-2012
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS GRAÇAS DE CARVALHO BARRETO.pdfTese5.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.