???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3161
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
???metadata.dc.creator???: Trajano, Euzeni Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Antonia Silva de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa intitulada Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente intencionou compreender a problemática que envolve a formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à apreensão e uso da leitura e da escrita, bem como conhecer as concepções que permearam/permeiam suas práticas formativas, tendo em vista, suas trajetórias de formação leitora/escritora. Direcionamos o estudo pelas seguintes questões: Quais as concepções de leitura e escrita que permearam/permeiam o percurso formativo dos professores dos anos iniciais? Se a leitura e a escrita são constituintes do tornar-se professor, como o Curso de Pedagogia tem contribuído com a formação leitora/escritora do professor? Como tem se dado a relação do professor dos anos iniciais com a leitura e a escrita: o que lêem e o que escrevem? Tratou-se, portanto, de imergindo no universo das narrativas, conhecer a trajetória escolar, identificando as concepções de leitura e escrita, que permearam o processo formativo dos professores dos anos iniciais e evidenciar os aspectos relevantes na e da produção da escrita e da leitura destes educadores, atentando para as limitações ou avanços nesses processos. Para efeito do reconhecimento da importância do processo de formação dos pesquisados, verificamos as contribuições do Curso de Pedagogia oferecido no Programa Especial de Formação Docente - PEFD/RP, realizado no município de Manaus, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, na formação leitora/escritora deste professor. As narrativas nos revelaram que a instituição formadora tem pela frente o desafio de efetivar uma perspectiva de formação inicial que possibilite transformar a relação mecanicista dos professores com o material escrito e o próprio ato de ler, rumo a uma práxis histórico-cultural capaz de apresentar nítidos reflexos no exercício da profissão.
Abstract: The research called Learning and teaching teacher: a study about reading and writing during the training route, aims to understand the problems that involves the teachers training of the first years of primary school as well as to know the conceptions that involves their practices, focus on their trajectories of reader/writer. This study goes to the following questions: which conceptions of reading and writing involve the first years teachers training route? If the reading and writing are possible to fall in a teacher, how the Education Course has contributed as reader/writer teacher? How is the relation between the first years primary school teachers: what do they read and write? Therefore, it deals with to come inside the universe of narrative, to know the school trajectory, identifying the conceptions of reading and writing that involves the teachers training of the fist years of primary school and to show the relevant aspects of reading and writing production of these teachers, to be attentive to their limitations and advances during the processes. For the researches process importance reorganization effect, we checked the contributions of Education Course offered by the PEFD/RP (Special Program for Teachers Training), carried in Manaus city, by the Education College of Amazon Federal University, for a reader/writer training teacher. The narratives show that the institution has a challenge to continue the perspective of initial training that help to turn into a mechanical relation of the teacher with the written material and their own writing, bounding for a cultural historical custom to be able to present clear reflection in the profession practice.
Keywords: Formação do Professor
Leitura
Escrita
Teacher training
Reading
Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TRAJANO, Euzeni Araújo. Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3161
Issue Date: 28-May-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Euzeni Araujo Trajano.pdf729.14 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.