???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Matheus Gondim de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3793647649265281por
dc.contributor.advisor1Brito, Luiz Carlos Cerquinho de-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2007-06-20-
dc.identifier.citationPINTO, Matheus Gondim de Freitas. A educação juvenil sob a perspectiva da ética trágica. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3201-
dc.description.resumoEste é um estudo sobre a contribuição do pensamento trágico proposto por Nietzsche à ética e à identificação e relação do mesmo com o processo de formação que envolve o jovem enquanto categoria social. Trata-se de uma tentativa de evidenciar aspectos trágicos na juventude de modo a propiciar uma via de compreensão das características que lhes são marcantes. Idéias que em geral compõe este universo tais como heteronomia/autonomia, rebeldia, niilismo, afirmação, vontade, tendências, inovação, vitalidade, etc, encontram, a partir do prisma nietzscheano, uma re-significação que visa abranger a discussão e a reflexão a seu respeito. Para o jovem, o campo de possibilidades que a realidade apresenta é um convite à festa, à vivência, à experiência, como algo sempre novo e pronto para ser explorado e reconstruído, e é daí que emerge a necessidade de discutir a questão de uma formação ética, ou seja, pensar e discutir os rumos dessa demanda de expectativa dos jovens em relação ao mundo. Neste texto chamamos esta expectativa juvenil de vontade e, fazendo um paralelo com a perspectiva trágica nietzscheana, buscamos saber até onde esta vontade conduz à superação enquanto ser e até onde ela o conduz à sua própria destruição. Para isso, no decorrer de quatro capítulos, foi feito um recorte da realidade através de um quadro de abordagens relevantes à questão dos jovens; uma abordagem sobre a história da ética a partir do pensamento ocidental e, por ultimo, apresentamos elementos que constituem o pensamento trágico como uma tentativa de se pensar uma ética a seu modo e que obtenha um diálogo fluente com o universo juvenil propondo, da mesma forma como desejou Nietzsche no séc XIX, uma análise dessa determinada categoria e seu potencial criativo de cultura, regras, tendências face ao seu igual potencial auto-destrutivo e destruidor. Assim, da relação com o Real que abriga a multiplicidade, a incerteza, e o caos no qual os jovens fazem parte, urge uma via de percepção sensível não aos valores que recaem sobre os jovens, sejam eles valores depreciativos ou positivos, mas ao potencial criativo pelo qual afirmam a sua existência fazendo-a coincidir diretamente com a vida. Palavras-chave: ética, estépor
dc.description.abstractThis is a study on the contribution of the tragic thought considered by Nietzsche to the ethics and the identification and relation of exactly with the formation process that involves the young while social category. One is about an attempt to evidence tragic aspects in youth in order to propitiate a way of understanding of the characteristics that them are notable. Ideas that in general this universe composes such as heteronomy/autonomy, revolt, niilism, affirmation, will, trends, innovation, vitality, etc, find, from the Nietzsche´s prism, a re-signification that it aims at to enclose the quarrel and the reflection its respect. For the young, the field of possibilities that the reality presents is an invitation to the party, the experience, the experience, as something new and always ready to be explored and to be reconstructed, and is from there that the necessity emerges to argue the question of an ethical formation, or either, to think and to argue the routes of this demand of expectation of the young in relation the world. In this text we call this youthful expectation will and, making a parallel with the Nietzsche´s tragic perspective, we search to know until where this will leads to the overcoming while to be and until where it leads it to its self destruction. For this, during three chapters, a boarding on the history of the ethics from the thought was made occidental person, after that one cuts of the reality through a picture of excellent boardings to the question of the young and, for finish, we present elements that constitute the tragic thought as an attempt of if thinking ethics its way and that it gets a easy dialogue with the youthful universe considering, in the same way as it desired Nietzsche in sec XIX, an analysis of this determined category and its creative potential of culture, rules, trends face the its equal auto-destructive potential and annihilator. Thus, of the relation with the Real that the multiplicity, the uncertainty shelters, and the chaos in which the young is part, urges a way of sensible perception to the values that fall again on the young, is not they contemptuous or positive values, but to the creative potential for which they affirm their existence making to coincide directly their own life.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7253/Dissertacao%20Final%20Matheus.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectProcesso de Formaçãopor
dc.subjectjovempor
dc.subjectEthicaleng
dc.subjectEstheticeng
dc.subjectProcess of Formationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleA educação juvenil sob a perspectiva da ética trágicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Final Matheus.pdf695.74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.