Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232
Tipo do documento: Dissertação
Título: O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
Autor: Souza, José Camilo Ramos de 
Primeiro orientador: Nogueira, Amélia Regina Batista
Resumo: O estudo de Geografia permite fazer uma leitura de mundo, para tanto necessita de um currículo que mostre o mundo para a criança compreendê-lo e situar-se nele como cidadão conhecedor e leitor de sua realidade. Esta dissertação procura analisar currículo da escola de várzea e o ensino de Geografia, na tentativa de proporcionar aos sujeitos da pesquisa, os leigos e profissionais da Geografia uma discussão sobre o currículo existente (oficial) e o que poderia existir (ideal) na condução do ensino na escola de várzea. Para tanto, abre a discussão partindo dos elementos teóricos fundamentais: breve histórico sobre currículo e suas teorias; conceito de escola e as mudanças sócio-espaciais; a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a proposta curricular adotada na escola de várzea, para em seguida contextualizar o objeto de pesquisa descrevendo os elementos físicos, sociais e econômicos geográficos do município de Parintins, como possibilidade de conteúdo curricular, além de apontar também a escola como espaço a ser percebido, concebido já que é vivido, permitindo aos estudantes a compreensão do significado do ensino de Geografia. Nesta perspectiva é dada a oportunidade aos sujeitos da pesquisa falar, sendo a primeira voz da Secretaria Municipal de Educação, a qual demonstra as mudanças a serem feitas no currículo, para que tanto o professor quanto o estudante conheçam o lugar em que vivem e assim poderem verificar como está sendo ensinada e o que está sendo ensinado em Geografia, a partir dos resultados das atividades desenvolvidas com os alunos de 5ª série da Escola Municipal Pedro Reis Ferreira do Município de Parintins. Dessa forma, há necessidade de mudança da proposta curricular para uma que oportunize o fortalecimento do sentimento de identidade do estudante da escola de várzea a partir da compreensão do seu lugar de vida.
Abstract: The study of Geography allows to make a world reading, but for this it needs a curriculum that shows the world to the child understand it and to place itself in it as an expert and reader citizen of its reality. This dissertation looks for to analyze the curriculum of the fertile valley school and the education of Geography, in the attempt to provide to the subjects of the research, the laypeople and professionals of Geography a discussion on the existing resume (official) and what it could exist (ideal) in the conduction of education in the fertile valley school. For in such a way, it opens the discussion starting from the basic theoretical fundamental elements: a small historical about the resume and its theories; the school concept and the socialspace changes; the proposal of the National Curricular Parameters and the curricular proposal adopted in the fertile valley school for after that contextualizes the research object describing the physics, social and economic geographic elements of Parintins city, as a possibility of curricular content beyond also pointing the school as a space to be perceived, conceived since it is lived allowing to the students the understanding of the meaning of the education of Geography. In this perspective, it s given to the subjects of the research the chance to speak being the first voice of the City department of Education which demonstrates the changes to be done in the curriculum so that the teacher as the pupil know the place where thus live and to be able to verify how and what is being taught about Geography and from the results of the developed activities with the pupils of fifth degree of the Municipal School Peter Reis Ferreira of Parintins city. This way, there s necessity of change of the curricular proposal for that opportune the strengthening of the student identity feeling of the fertile valley school and also the part of the understanding of its place of life.
Palavras-chave: Currículo
Escola
Ensino
Geografia
Curriculum
School
Teaching
Geography
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, José Camilo Ramos de. O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232
Data de defesa: 22-Set-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jose camilo ramos de souza.pdf5,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.