???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3558
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aplicação da ferramenta 3RS na gestão dos resíduos sólidos industriais gerados por uma empresa metalúrgica da cidade de Manaus
???metadata.dc.creator???: Lima, Aldecira Nascimento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Elaine
???metadata.dc.description.resumo???: Com a industrialização e o crescimento da população aumentaram o volume e os tipos de resíduos gerados, provocando assim, danos ambientais, sociais e econômicos. Atualmente a indústria do setor metalúrgico, a partir de exigências dos órgãos ambientais ou de mercado, vem buscando melhorias quanto ao impacto ambiental causado pelo seu processo produtivo por gerar resíduos industriais perigosos, ou seja, que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Assim, o tema proposto analisou as estratégias de gestão e as questões ambientais relacionadas aos resíduos sólidos industriais gerados por uma empresa metalúrgica da cidade de Manaus, com proposta de aplicação da ferramenta 3rs na gestão desses resíduos. Desse modo, a proposta do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) descreveu as ações relativas ao seu manejo, acondicionamento, coleta, transporte interno e destinação final, buscando a indicação de melhorias que priorizem a minimização desses resíduos. Quanto à metodologia foi aplicada a pesquisa bibliográfica e de campo através de dados que foram coletados junto à empresa por meio de visitas técnicas e entrevistas, Por fim, a pesquisa permitiu conhecer o processo produtivo de uma empresa do setor metalúrgico, detectar os resíduos gerados pelo setor estudado e seus possíveis impactos ao ambiente. Buscou-se apresentar possíveis soluções para o descarte correto dos resíduos gerados, assim como a redução desses resíduos no processo, contribuindo para a minimização dos impactos dessa atividade industrial sobre o meio ambiente.
Keywords: Resíduos Sólidos
Metalúrgica
Estratégias de Gestão
Solid Waste
Metallurgy
Management Strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: Lima, Aldecira Nascimento. Aplicação da ferramenta 3RS na gestão dos resíduos sólidos industriais gerados por uma empresa metalúrgica da cidade de Manaus. 2013. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3558
Issue Date: 15-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDECIRA NASCIMENTO LIMA.pdfDissertação2.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.