???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3575
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A influência da cultura organizacional na formulação da estratégia: estudo multicaso nas indústrias do Pólo Industrial de Manaus-PIM.
???metadata.dc.creator???: Andrade, Kátia Maria Paula de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Machado, Waltair Vieira
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral do estudo é identificar os principais traços culturais presentes nas empresas pesquisadas, analisando a possível influência da cultura organizacional na formulação da estratégia e fazendo uma analogia entre a cultura e a tendência estratégica adotada. Nesse contexto, são observados os conceito de cultura e estratégia sob focos interligados: (1) a formação da cultura da organização a partir da estratégia adotada por seus dirigentes; (2) O pensamento estratégico considerando a cultura da organização. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem exploratória e descritiva, sendo os dados coletados através de pesquisas bibliográficas, entrevistas e aplicação de instrumento de coleta de dados. Com base na fundamentação teórica, evidenciaram-se os procedimentos metodológicos inerentes à construção deste trabalho, de forma que para a pesquisa de campo, foram utilizados formulários atitudinais do tipo Likert e entrevistas. O estudo mostra sua importância na observância da cultura no processo de planejamento estratégico, demonstrando que autores renomados nas duas áreas de estudo, entendem como primordial os esforços visando salientar a importância da consideração da cultura no processo de formulação e implementação de estratégias nas organizações. A observância e o respeito à cultura instalada, viabiliza que os valores dos indivíduos que compõem uma organização possam constituir em força interna para, em afinidade com os valores organizacionais, impulsionar a implementação de estratégias. Contudo, essa cultura instalada não pode se constituir em força restritiva, ressaltando a importância do gerenciamento da cultura de forma a estabelecer as condições organizacionais apropriadas ao processo de mudança e adequação cultural decorrente da estratégia adotada.
Keywords: Estratégia
Cultura Organizacional
Planejamento Estratégico
Strategy
Organizational Culture
Strategic Planning
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Citation: Andrade, Kátia Maria Paula de. A influência da cultura organizacional na formulação da estratégia: estudo multicaso nas indústrias do Pólo Industrial de Manaus-PIM.. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3575
Issue Date: 24-Jul-2009
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Final Katia Maria Paula.pdf8.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.