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dc.creatorCruz Filho, Rubelmar Maia de Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904094609062235por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Raimundo Pereira de-
dc.date.available2015-04-09-
dc.date.issued2010-01-29-
dc.identifier.citationCruz Filho, Rubelmar Maia de Azevedo. Incorporação de novos equipamentos no processo de restauração de pavimentos flexíveis no Estado do Amazonas.. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3580-
dc.description.resumoUm dos principais gargalos para a produção industrial do país ainda é o transporte, sendo o rodoviário o gerador de transtornos e problemas para o escoamento da produção por ser o principal modal utilizado. A malha rodoviária brasileira encontra-se em péssimas condições de tráfego, como resultado há um custo de transporte rodoviário muito alto se comparado a outros países, refletindo diretamente no custo final dos produtos aqui produzidos e diminuindo a competitividade brasileira no mercado exterior. O governo, através do Ministério dos Transportes, tem despendido esforços para restaurar a malha viária federal. Os recursos disponíveis sempre são em ordem inferior às necessidades, portanto, é necessário que além de um planejamento eficiente na aplicação desses recursos, exista a competência necessária para se reduzir os custos dos serviços de restauração de rodovias. O objetivo deste trabalho é demonstrar que com a aplicação de novos equipamentos, tecnologicamente mais avançados, é possível aumentar-se a produtividade das equipes mecânicas na prestação dos serviços de restauração de pavimentos flexíveis, obtendo-se ganhos na qualidade, nos custos diretos e ganhos ambientais. Os procedimentos e métodos utilizados na avaliação do desempenho das equipes mecânicas tiveram como parâmetro o padrão de cálculo do DNIT/IPR. Efetuou-se o cálculo de produção das equipes através de equações matemáticas aplicadas ao cálculo de produção e custos, atualizou-se dados e coeficientes de rendimento das máquinas e equipamentos aos atualmente utilizados e procedeu-se ao comparativo entre as equipes propostas e os resultados encontrados. Constatou-se um ganho em produtividade e eficiência, além de custos muito mais baixos. A análise dos dados permitiu a identificação exata da recicladora de pavimentos como o ponto forte das equipes mecânicas propostas, traçando-se assim um perfil ideal de equipe mecânica para serviços de restauração de pavimentos a ser oferecido aos órgãos contratantes e aos prestadores de serviços.por
dc.description.abstractOne of the main bottlenecks for the industrial production of the country still is the transport, being the road the upsets and problems generator the flow of the production for being the main modal used. The Brazilian System Network is in terrible condition of traffic, as a result, there is a very high cost of road transportation if compared to other countries, reflecting directly in the final cost of products made here, and decreasing the Brazilian competitiveness in the extern market. The Brazilian government, through the Transport Department, has been spending great efforts to restore the Federal Road Net. The available resources are always lower than the necessities. Therefore, is necessary that besides an efficient planning in the application of these resources, there be the necessary competence to reduce the costs of the highways restoration services. The purpose of this work is to show that with the application, of new and technologically more advanced equipment, it is possible to increase the productivity of the mechanical teams in the installment of restoration of flexible pavements, obtaining gains in quality, in direct costs and environmental earnings. The procedures and methods used to evaluate the performance of the mechanical teams had as a parameter the DNIT/IPR s standard calculus. The calculus of the production teams was made through mathematical equations applied to production and costs calculation, data and coefficients of machines and equipment to nowadays used were updated and it proceded itself to the comparative among proposed teams and results found. A gain in efficiency and productivity was verified, besides much more low costs. The analysis of the data allowed the exact identification of pavements recycler as the strong point of the mechanical teams proposed, drawing an ideal profile of mechanical team for pavements restoration services to be offered to the contracting organs and contractors.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7543/DISSERTACAO%20RUBELMAR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectProdução e custospor
dc.subjectEquipes mecânicaspor
dc.subjectPavingeng
dc.subjectProduction and costseng
dc.subjectMechanical teamseng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleIncorporação de novos equipamentos no processo de restauração de pavimentos flexíveis no Estado do Amazonas.por
dc.typeDissertaçãopor
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