???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4007
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Poder e sexualidade na Peça Histórica Eduardo II, de Christopher Marlowe
???metadata.dc.creator???: Cacheado, Mary Ellen Rivera 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Lajosy
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação de mestrado realiza uma análise histórico-literária da peça Eduardo II (1592), do dramaturgo inglês Christopher Marlowe. O contexto histórico abre o primeiro capítulo e as tradições grega e romana são analisadas na obra de Marlowe assim como as rupturas e inovações do dramaturgo nessa tragédia-histórica. Essas análises são baseadas nas obras: Poética de Aristóteles, História Mundial do Teatro de Margot Berthold e Tragédia Moderna de Raymond Williams. Na segunda parte, as personagens principais da peça e suas relações de poder e sexualidade são analisadas e essas mesmas personagens são comparadas às figuras históricas. Tais análises estão pautadas nas obras Personagem de Ficção, de Décio Almeida Prado, Para Ler o Teatro, de Anne Ubersfeld e, principalmente, na obra O Romance Histórico, de George Lukács. Na terceira parte dessa dissertação, foi realizada uma pesquisa sobre a recepção e crítica da peça Eduardo II na Inglaterra, assim como uma pesquisa sobre a história da homossexualidade. Ecos da obra do autor no cinema: Eduardo II de Derek Jarman, Coração Valente de Mel Gibson, na literatura contemporânea: Gaveston de Stephanie Merritt e no cânone: Richard II, de Shakespeare também foram lidas e analisadas.
Abstract: This master´s degree dissertation completes a historical-literary analysis of the play Edward II (1592) by the English playwright Christopher Marlowe. A historic context opens the first chapter and the Greek and Roman traditions are analyzed in Marlowe‟s work as well as the ruptures and innovations of the playwright in this historic tragedy. These analysis are based on the works: Poetics by Aristotle, History of World Theatre by Margot Berthold and Modern Tragedy by Raymond Williams. In the second section, the power and sexual relations of the main characters are analyzed and these same characters are compared to the historic figures. These analysis are based on the works Personagem de Ficção by Décio Almeida Prado, Reading Theatre by Anne Ubbersfeld and predominately on the work of George Lukács, The Historical Novel. The third section of the dissertation will research the reception and critique of the play in England, as well as a research into the history of homosexuality. Echoes of the author‟s work on the cinema: Edward II by Derek Jarman, Braveheart by Mel Gibson, on contemporary literature: Gaveston by Stephanie Merritt and on the canon: Richard II by Shakespeare are analyzed.
Keywords: Christopher Marlowe
Teatro
Tragédia
História
Sexualidade
Homossexualidade
Theatre
Tragedy
History
Power
Sexuality
Homosexuality
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: CACHEADO, Mary Ellen Rivera. Poder e sexualidade na Peça Histórica Eduardo II, de Christopher Marlowe. 2013. 138f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4007
Issue Date: 17-Apr-2013
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - Mary Ellen Rivera Cacheado.pdfDISSERTAÇÃO - Mary Ellen Rivera Cacheado1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.