???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4075
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um sistema multiagente de identificação e caracterização de relações sociais de alunos em um ambiente virtual de aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Lima, Dhanielly Paulina Rodrigues de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Castro, Thais Helena Chaves de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Gerosa, Marco Aurelio
???metadata.dc.description.resumo???: A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como disseminadores do conhecimento auxilia os alunos na construção do saber e proporciona uma interação entre as pessoas via ferramentas computacionais mediadas pelo professor (mediador ou tutor). Contudo, muitos AVAs não possuem um mecanismo ou ferramenta para auxiliar o professor a obter informações detalhadas acerca das interações sociais dos alunos e dos seus grupos. Isso dificulta a percepção por parte do professor no que diz respeito às relações sociais estabelecidas dentro da disciplina. Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e detalha uma abordagem para esse problema que faz uso de uma arquitetura de Sistemas Multiagente voltada para a análise das interações dos grupos. Como prova de conceito, um protótipo foi desenvolvido a partir de uma metodologia de software para Sistemas Multiagente, com o objetivo de analisar as interações entre os estudantes que ocorreram nos fóruns e nas mensagens de um curso no AVA Moodle e, apresentar essas informações ao professor sob a forma de sociograma ou tabela. Desta forma, o professor pode acompanhar visualmente as interações de seus alunos dentro do curso e adotar táticas que promovam a inserção social. Para validar o trabalho, foi realizado um estudo de caso como avaliação de viabilidade, numa turma de um curso de Educação a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). De acordo com os resultados obtidos nos testes simulados e com uma turma real, pode-se concluir que a visualização gráfica das interações dos alunos nos fóruns e nas mensagens, quando aliadas à proatividade dos agentes, pode corroborar o trabalho desempenhado pelos mediadores. A visualização das interações proporciona aos docentes uma visão mais abrangente, clara e rápida das relações sociais estabelecidas na disciplina, facilitando a opção de intervir intencionalmente por meio de estratégias didáticas, tais como incentivar os alunos no desenvolvimento da comunicação, na interação e na criação de novos grupos.
Abstract: The increase use of Learning Management Systems (LMS) as disseminators of knowledge aids students in developing knowledge and provides an interaction between people through computational tools mediated by the teacher (mediator or tutor). However, many LMSs does not have a mechanism or tool to aid the teacher to get detailed information about the social interaction between students and their group. This complicates the teacher’s awareness with regard to social relations established within the discipline. Based on this information, this paper proposes and details an approach to this problem that makes use of a Multi-Agent System architecture directed to the analysis of the interactions of groups. As proof of concept, a prototype was developed as using a software methodology for Multi-Agent Systems in order to analyze the interactions between students that occurred in the forums and messages of a course in the LMS Moodle and present this information to the teacher in the form of sociogram or table. In this way, the teacher can visually monitor the interactions of students within the course, and adopt tactics that promote social inclusion. To validate the work a case study was performed, a class of a course of Distance Education in a Higher Education Institution (HEI). According to the results obtained in simulated tests and a real class, it is clear that the graphic visualization of interactions of students in the forums and messages, when combined with the proactivity of agents, can corroborate the work done by mediators. The vizualization of the interactions provides to the teachers a more comprehensive, clear and quick view of social interactions established in the discipline, facilitating a option to intervene intentionally through teaching strategies such as to encourage students to develop the communication, interaction and the creation of new groups.
Keywords: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Agentes Inteligentes
Análise de Redes Sociais
Ferramentas de Comunicação
Visualização
Learning Management System
Intelligent Agents
Social Network Analysis
Communication Tools
Vizualization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: LIMA, Dhanielly Paulina Rodrigues de. Um sistema multiagente de identificação e caracterização de relações sociais de alunos em um ambiente virtual de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4075
Issue Date: 24-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Dhanielly P R de Lima.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.