???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
???metadata.dc.creator???: Costa, Maria Lélia da Silva Torquato 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle.
Abstract: This study has as objective investigates as the subje ct of the learning they build concepts and discovery processes in moderated learning atmosphere for the advanced technology of digital communication, tends for empiric field the pedagogic actions developed in the project “Technology, work and education in net of social and digital inclusion” of the Federal University of Amazon. The research uses an approach of qualitative cut of the research in education. The used technique was the focal group. We used the tools participant observation, glimpsed, questionna ire and discussion forum for collection, registration and analyze of the data. They were interviewed the teacher that worked in the project and thirteen students of the group. Some obtained results signal, for the learning colaborativa as the most appropri ate for the construction of the knowledge in moderated learning atmosphere for the World Net of Computers, the Internet. The work approached Moodle, used in the course “Introduction to the work and digital inclusion”, as well as the construction of the moderated knowledge for a Virtual Atmosphere of Learning, customizado in Moodle.
Keywords: Inclusão digital
Tecnologia educacional
Ambiente virtual - aprendizagem
Digital inclusion
Construction of the knowledge
virtual environment - learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: COSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206
Issue Date: 26-Sep-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Maria Lélia da silva Torquato Costa.pdfDissertação - Maria Lélia da silva Torquato Costa.pdf870 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.