???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4293
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As práticas lúdicas na Comunidade Indígena Tabalascada em Roraima
???metadata.dc.creator???: Costa, Edlamar Menezes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Rosemara Staub de
???metadata.dc.description.resumo???: A ludicidade, apesar de ser vivenciada com maior intensidade na infância, é uma necessidade humana em qualquer fase da vida. O desenvolvimento do ser humano com o lúdico facilita os processos de comunicação, socialização, expressão e construção do conhecimento. Assim, esse estímulo pode acontecer de forma rica, criativa e agradável, preservando o prazer da descoberta e a alegria contida em qualquer tipo de atividade, elevando a autoestima dos envolvidos no processo. As práticas lúdicas indígenas foram o objeto deste estudo e, partindo dessas premissas, esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas lúdicas na Comunidade Indígena Tabalascada, buscando conhecer o universo sócio cultural por meio das significações que assumem nos sujeitos que delas se utilizam, nos tempos anteriores e atuais, na vivência dos membros da comunidade, em suas narrativas orais, estabelecendo a relação entre os aspectos tradicionais indígenas ensinados e aprendidos entre gerações mais velhas e mais novas. Nesse sentido e, visando sistematizar as práticas lúdicas dessa comunidade, foi realizada uma pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, por meio da observação participante e das narrativas orais dos seus moradores. Acreditamos que esta pesquisa contribuiu para o registro e valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas em seus processos de ensinar e aprender, suas vozes revelaram a importância da ludicidade presentes nas práticas cotidianas, bem como para todos os que demonstrarem interesse por esse objeto de estudo.
Abstract: The playfulness, despite being experienced with greater intensity in childhood, is a human need at any stage of life. The development of the human being with the playful may allow the processes of communication, socialization, speech and knowledge construction. Thus, this stimulus can happen rich, creative and enjoyable, ie, preserving the sense of discovery and joy contained in any type of activity, raising the self-esteem of those involved in the process. The playful indigenous practices were the subject of this study and, based on these assumptions, this study aimed to analyze the ludic practices in Indigenous Community Tabalascada. Seeking to know the universe through the socio-cultural meanings they assume in subjects who make use of them, in times past and present, in the experience of the community members in their oral narratives, establishing the relationship between the indigenous traditional aspects taught and learned from older generations and newer finally. In order to analyze and systematize the ludic practices in Indigenous Community Tabalascada was performed ethnographic research with a qualitative approach and through participant observation, and collected oral narratives. It is believed that this research contributed to the recording and valuation of traditional knowledge by indigenous peoples in their processes of teaching and learning with playful practices that have been narrated, revealing the importance of this playfulness, as well as to people who show interest in the object of study.
Keywords: Práticas lúdicas
Cotidiano indígena
Narrativas orais
Ludic practices
Everyday indigenous
Oral narratives
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: COSTA, Edlamar Menezes da. As práticas lúdicas na Comunidade Indígena Tabalascada em Roraima. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4293
Issue Date: 6-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Edlamar Menezes da Costa.pdfDissertação - Edlamar Menezes da Costa4.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.