???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4701
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma escola, três identidades: um estudo sobre a influência da identidade da escola no processo de formação continuada de seus professores
???metadata.dc.creator???: Cavalcante, Eliani Dombrowski 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Jorge Gregório da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonzaga, Amarildo Menezes
???metadata.dc.description.resumo???: A formação docente se constrói através de um conjunto de saberes que vai sendo incorporado à vida dos professores, à medida que estes vão sendo mobilizados pelo seu trabalho do dia-a-dia, o qual, de forma recursiva, desencadeia novos saberes, formando dessa maneira a identidade profissional do professor. São esses saberes que devem ser incluídos no processo de formação docente, por meio da pesquisa e da interatividade, pois a formação docente, seja ela inicial ou continuada, precisa ser consistente, crítica e reflexiva, fornecendo os subsídios teóricos e práticos para que as capacidades intelectuais do professor possam se desenvolver vindo a direcioná- lo para o seu fazer pedagógico. Neste sentido, ao saber que a formação docente acontece através de um processo contínuo e reflexivo dentro da escola, este trabalho apresenta algumas das considerações acerca de uma investigação feita com um grupo selecionado de professoras de uma escola localizada no bairro Vila da Prata na cidade de Manaus-AM, com a finalidade de dar uma maior visibilidade aos efeitos que a identidade tridimensional da referida escola, vem produzindo na formação continuada de seus professores. Com a intenção de produzir coesão e coerência a este estudo, foi realizado um estudo de caso através da realização de entrevistas aleatoriamente, considerando a educação infantil e o ensino fundamental nela existentes, com o intuito de abranger as três instituições que dão nome a escola. Analisamos os discursos das professoras entrevistadas sobre os processos que envolvem a formação continuada, sem nos fixarmos tão somente nas respostas das mesmas, mas em como essas falas, esses discursos se articulam com o contexto e a dinâmica da escola. Ressaltamos a importância de se dar atenção necessária a aspectos representando um contexto social vivido na instituição em questão, no momento em que a pesquisa foi realizada. O estudo revelou que existe um descompasso no desenvolvimento da formação continuada das professoras da escola devido a influência exercida pela tripla identidade da mesma visto que, por não ter uma identidade definida, não traz subsídios para que essa formação aconteça de forma progressiva e satisfatória. Formar doentes vai muito além do que vem sendo trabalhado em cursos de capacitação, há que se garantir que o professor entenda como funciona essa importante metamorfose em sua prática vivida dentro da escola vindo a deseja-la. Faz-se mister, portanto, o desenvolvimento de uma formação continuada dentro da escola, considerando todos os aspectos que envolvem sua identidade bem como o envolvimento e a participação dos professores na formação dessa identidade, pois, ao participar desta formação, estará também, construindo sua identidade profissional docente.
Abstract: Teacher training is built through a set of knowledge that is being incorporated into the lives of teachers, as they are being mobilized for its day-to-day, which, recursively, triggers new knowledge, forming this way the professional identity of the teacher. Is this knowledge that should be included in the teacher training process, through research and interactivity as teacher training, whether initial or continuing, to be consistent, critical and reflective, providing the theoretical and practical subsidies for the capacities intellectual teacher can develop come to direct you to their pedagogical practice. In this sense, to know that teacher training happens through an ongoing and reflective process within the school, this paper presents some considerations about an investigation with a selected group of teachers from a school located in the Silver Village neighborhood in the city of Manaus-AM, in order to give greater visibility to the effect that the three-dimensional identity of that school, has been producing in the continuing education of its teachers. With the intention of producing cohesion and coherence to this study, a case study was carried out by conducting semi-structured interviews with 17 school teachers, selected at random, considering the pre-school and elementary school existing in it, in order to cover the three institutions that give name school. We have analyzed the speeches of the teachers interviewed about the processes involving lifelong learning without we settled solely in the same answers, but in how those lines, these discourses are articulated with the context and the dynamics of school. We stress the importance of giving necessary attention to essential social aspects which are present in this speech representing a social context lived at the institution in question, at the time the survey was conducted. The study revealed that there is a gap in the development of continuing education of school teachers due to the influence exerted by the triple identity the same as for not having a defined identity, does not bring subsidies for such training to happen in a progressive and satisfactory manner. Form sick goes far beyond what is being worked on training courses, we must ensure that the teacher understands how important this metamorphosis in his practice lived within the school come to want it. Therefore, it is mister developing a continuing education within the school, considering all aspects involving his identity and the involvement and participation of teachers in training this identity therefore to participate in this training, is also building their teaching professional identity.
Keywords: Formação Continuada
Prática Reflexiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CAVALCANTE, Eliani Dombrowski. Uma escola, três identidades: um estudo sobre a influência da identidade da escola no processo de formação continuada de seus professores. 2006. 227f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4701
Issue Date: 1-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Eliani Cavalcante.pdfDissertação Eliani Cavalcante1.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.