???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5321
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A comunicação alternativa e a mediação do professor na sala de recursos multifuncionais : um estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Lima, Suelen Coelho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa objetivou analisar o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem na sala de recursos multifuncionais procurando estabelecer como ocorre a aplicação da comunicação alternativa nesse processo. Teve como problema de investigação a busca pela maneira como ocorrem às práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncionais estabelecendo a relação com a comunicação alternativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo por base teórica a abordagem histórico-cultural por entendermos que as práticas pedagógicas que envolvem a comunicação alternativa podem ser ressignificadas através de práticas docentes mediadoras as quais possibilitam a constituição do sujeito por intermédio das experiências com o outro, com isso, possibilitando construir uma proposta pedagógica diferenciada na sala de recursos multifuncionais, promovendo a interação do sujeito com o meio. Optamos pelo método de estudo de caso que teve por instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a observação da ação docente, considerando a mediação do professor através da aplicabilidade dos recursos de comunicação alternativa. Para a estruturação da análise dos dados organizamos as informações recolhidas em dois grandes eixos: sendo o primeiro os sentidos e significados da ação docente e o professor e a ressignificação da ação docente; e o segundo eixo abordou procedimentos para a aplicabilidade dos recursos de comunicação alternativa e os recursos utilizados pelo professor. Os estudos revelaram que, embora as práticas pedagógicas ocorram, por meio da mediação docente, com o auxílio de recursos de comunicação alternativa, de baixa tecnologia, muito há que se fazer para aprimorar as condições de atendimento educacional especializado, uma vez que essa prática demanda formação adequada do professor para que ele possa ampliar seus conhecimentos acerca dos sistemas alternativos de comunicação para ir além do que já realiza com dedicação, enriquecendo sua atuação pedagógica, nas salas de recursos multifuncionais, no atendimento aos alunos privados, parcial ou definitivamente da fala.
Abstract: The research aimed to analyze the teacher's role as a mediator in the process of teaching and learning in multi-functional resource room trying to establish how does the application of alternative communication in this process. We had as a research problem to search the way place to pedagogical practices in the multifunctional room features establishing the relationship with alternative communication. This is a qualitative research with a theoretical basis the historical-cultural approach because we believe that the pedagogical practices involving alternative communication can be resignified through mediating teaching practices which enable the constitution of the subject through the experiences with each other, thereby making it possible to build a differentiated pedagogical proposal in the multifunction capabilities room, promoting the interaction of the subject with the environment. We chose the case study method was to data collection instruments semi-structured interview and observation of teaching action, considering the mediation of the teacher through the applicability of alternative communication resources. For the structuring of data analysis organize the information gathered in two main areas, which are: the first being the meanings of teaching activities and the teacher and the reframing of teaching activities ; and the second axis addressed procedures for the applicability of alternative communication resources and the resources used by the teacher. Studies have shown that although the pedagogical practices occur through the teaching mediation, with the help of alternative communication resources , low-tech , there is much to be done to improve the conditions of specialized educational services , since this practice is adequate teacher training so that they can expand their knowledge of alternative communication systems to go beyond what you have done with dedication , enriching their educational performance , the multi-functional features, in service to private students, partial or definitive speech.
Keywords: Comunicação Alternativa
Inclusão Escolar
Mediação Docente
Alternative Communication
School inclusion
Mediation Teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LIMA, Suelen Coelho. A comunicação alternativa e a mediação do professor na sala de recursos multifuncionais: um estudo de caso. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5321
Issue Date: 1-Jul-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SuelenCoelho_PPGE.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.