???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
???metadata.dc.creator???: Cabete, Moisés da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Melo, Daniel Reis Armond de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da biblioteconomia; discutir as possibilidades de utilização dos princípios lean no aprimoramento de gestão de bibliotecas através de acervo enxuto; validar cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto junto a bibliotecários gestores de bibliotecas escolares da cidade de Manaus. Método: Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa metodológica, tendo como campo de analise as bibliotecas escolares da cidade de Manaus. A amostra da pesquisa foi composta por quarenta e cinco bibliotecários gestores e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com escala de percepção do tipo likert. A análise dos resultados da pesquisa se deu através de média ponderada e para a análise das variáveis adotou-se uma escala com base na média da pontuação de aceitação dos respondentes. Resultados: conclui-se que há um alto nível de concordância pela aceitação das cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto para bibliotecas escolares, sob a percepção de que essas diretrizes são vistas como uma nova linha estratégica para aprimorar os serviços de bibliotecas no campo de formação, organização e desenvolvimento de acervos escolares.
Abstract: This research aimed to propose guidelines for the formation and development of lean collection for school libraries, based on lean philosophy. Three specific objectives were developed: discussing possibilities of aligning lean principles and the five laws of library science; discussing possibilities of applying lean principles in order to improve library management through lean collection; validating five basic guidelines for lean collection creation according managers librarians view from school libraries in Manaus. Method: Aiming to achieve the goals, a methodological research was carried out on school libraries in Manaus. Forty-five managers librarians participated on this survey and the data collection instrument was a Likert Scale questionnaire. The results analysis was done through weighted average and the variables analysis adopted a scale based on the average of the respondents acceptance score. Results: As a conclusion there was is a high level of agreement by the acceptance of the five basic guidelines for lean collection creation for school libraries, under a perception that these guidelines represents a new strategic way to improve library services in terms of creation, organization and development of school collections.
Keywords: Filosofia lean
Biblioteca escolar
Acervo enxuto
Lean office
Cinco leis da biblioteconomia
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: CABETE, Moisés da Silva. Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426
Issue Date: 1-Sep-2016
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Moisés da Silva Cabete.pdf620.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.