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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Abertura da Caixa-Preta da interação no ambiente do Facebook do Catraca Livre: um estudo sob a perspectiva da Teoria Ator- Rede
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Loyana Camelo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbalho, Célia Regina Simonetti
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo examinar como funciona a interação ocorrida no âmbito dos posts publieditoriais divulgados pelo Catraca Livre em sua fan page do Facebook. Justifica-se pela crescente necessidade de o jornalismo se apropriar eficazmente das funcionalidades derivadas de plataformas de redes sociais que facilitam a troca emissor-receptor, no caso específico, as funções conversacionais do Facebook. Torna-se relevante também pelo fato de estas plataformas serem atualmente a principal fonte de consumo de notícias para os brasileiros. A forma como um veículo jornalístico apresenta e maneja suas matérias pagas é tópico relevante, na medida em que possa influenciar no alcance positivo ou negativo deste material publicitário junto ao público. Visa contribuir, ainda, para os estudos da Teoria Ator-Rede (TAR), a qual muito se assemelha ao pensamento complexo e ecossistêmico, conceitos trabalhados pelo PPGCCOM. Trata-se de uma pesquisa exploratória, sendo um estudo de caso pautado em análise documental, norteado sobretudo pelos conceitos e técnicas de análise da TAR, os quais possibilitaram o mapeamento, a descrição e, por fim, a compreensão da controvérsia dentro da caixa-preta que é a interação no âmbito da fan page do Catraca Livre. A aplicação da matriz descritiva nos posts coletados e confecção de gráficos otimizou a visualização de como se apresenta quantativamente o fenômeno da interação. Os resultados revelaram que, mesmo diante de comentários negativos e dúvidas nos posts de matérias publieditoriais, o Catraca Livre não aproveita o ambiente virtual (Facebook) com funcionalidades únicas de interação para estabelecer uma comunicação efetiva com os seus leitores. Também ficou claro que o público dificilmente identifica a matéria divulgada enquanto publieditorial. O estudo destaca a importância de um maior envolvimento na interação ocorrida em suportes de redes sociais por parte do veículo jornalístico, principalmente quando se trata de matérias cujo espaço de publicação foi patrocinado. Serve também de base para pesquisas futuras com maior aprofundamento na questão ética de publieditoriais não identificados pelo público e seu impacto orgânico.
Abstract: The research aims to grasp how the interaction occurs within the advertorials posts published by Catraca Livre on its Facebook fan page. The research is justified by journalism’s growing need to make an efficient usage of the social networks platforms’ features that make interaction easier, in the specific case, Facebook’s conversational functions. It is also relevant since online communications plataforms once those are today’s news main source for Brazilians. The way a journalistic vehicle displays and manages its sponsored articles is relevant topic, since it can influence on a positive or negative reach of those materials towards the public. It also aims to contribuite for the studies of Actor-Network Theory (ANT), which very closely resembles complex and ecosystem thinking, concepts worked by PPGCCOM. The methodological approach can be classified as exploratory, and case’s study made by documents analysis, mainly guided by ANT’s concepts and analytical techniques which enabled the mapping, description and ultimately, the comprehension of the controversy within the black box that is the interaction happening in Catraca’s Livre fan page. The application of a descriptive matrix in the collected posts and its later graphing optimized a clean viewing of how the interaction’s phenomenon presents itself. Results revealed that, even when facing negative comments and questions, Catraca Livre shows that it does not take advantage of Facebook’s unique interaction features to establish an effective bond with its readers. It came also clear that the public rarely identifies the disclosed content as advertorials. The study highlights the importance of a greater involvement by the journalistic vehicle in the interaction process, which takes place in the social networks platforms especially when dealing with sponsored articles. These results can also serve as the basis for a future research further deepening the ethical question of not identified advertorials by the public and their organic impact.
Keywords: Comunicação
Ciberjornalismo
Publieditoriais
Teoria Ator-Rede
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citation: OLIVEIRA, Loyana Camelo de. Abertura da Caixa-Preta da interação no ambiente do Facebook do Catraca Livre: um estudo sob a perspectiva da Teoria Ator- Rede. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6090
Issue Date: 31-Aug-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

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