???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6106
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O lúdico no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Humaitá/AM
???metadata.dc.creator???: Tenório, Valdemir de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, intitulado “O lúdico no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Humaitá-Am” justifica-se pela necessidade de apresentar o lúdico no contexto escolar e sua necessidade de auxiliar a aprendizagem dos conceitos matemáticos por intermédio dos jogos. O objetivo investigativo principal foi diagnosticar a utilização de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos no quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade acima citada. A pesquisa realizada ao abrigo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) recebeu apoio do CNPq, mediante concessão de incentivos à pesquisa. A metodologia utilizada foi qualitativa de cunho transversal, realizada junto a uma escola da zona urbana de Humaitá, com professores que atuam na referida série para conhecermos as suas concepções acerca da ludicidade. As atividades previstas no cronograma foram realizadas ancoradas em uma abordagem qualitativa, através de observação permitindo o contato com a realidade a ser pesquisada. Por outro lado, a reflexão sobre o objeto da pesquisa, bem como a análise dos dados deu-se numa perspectiva ecológica avaliando as características do contexto estudado, de acordo com os objetivos estabelecidos. Os procedimentos de coleta de dados foram realizados através de observação direta e aplicação de questionário próprio, de acordo com os objetivos da pesquisa, cujos resultados comprovam a pouca utilização do lúdico no ensino dos conceitos matemáticos, bem como a limitada formação dos professores para a implementação de tais estratégias de ensino previstas no PPP da referida instituição escolar. Realizamos uma reflexão uma crítica baseados sobre a totalidade dos dados apurados buscando compreender as razões da não utilização do lúdico no contexto escolar, pelos professores. estratégias que possam contribuir para a efetivação de tais práticas.
Abstract: The present work, entitled “The ludic in the process of teaching-learning of the mathematical concepts in the initial series of the fundamental teaching in the municipal district of Humaitá-Am” is justified for the need of presenting the ludic in the school context and its need of aiding the learning of the mathematical concepts through the games. The main investigative objective went diagnose to use of activities ludic in the process of teaching-learning of the mathematical concepts in the fourth year of the Fundamental Teaching in a public school of the city above mentioned. The research accomplished to the shelter of the Program of Masters degree in Education (PPGE/UFAM) it received support of CNPq, by means of concession of incentives to the research. The used methodology was qualitative of traverse stamp, accomplished a school of the urban zone of Humaitá close to, with teachers that act in referred her series for we know its conceptions concerning the ludicidade. The activities foreseen in the programmed were accomplished anchored in a qualitative metodology, through observation allowing the contact with the reality to be researched. On the other hand, the reflection on the object of the research, as well as the analysis of the data gave him in an ecological perspective evaluating the characteristics of the studied context, in agreement with the established objectives. The procedures of collection of data were accomplished through direct observation and application of own questionnaire, in agreement with the objectives of the research, whose results check the little use of the ludic in the teaching of the mathematical concepts, as well as the teachers' limited formation for the implementation of such teaching strategies foreseen in PPP of the referred school institution. We accomplished a reflection a critic based about the totality of the select data looking for to understand the reasons of the non use of the ludic in the school context, for the teachers. strategies that can contribute to the efectivacion of such practices.
Keywords: Matemática - Aprendizagem
Ludicidade
Ensino Fundamental
Formação de Professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TENÓRIO, Valdemir de Oliveira. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Humaitá/AM. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6106
Issue Date: 1-Sep-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Valdemir de Oliveira Tenório.pdf556.21 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons