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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6558
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sustentabilidade social e cultural da política de Educação Ambiental: um estudo de caso no programa social e ambiental dos igarapés de Manaus-Am
???metadata.dc.creator???: Chaves, Barbara Gabriella Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodrigues, Débora Cristina Bandeira
???metadata.dc.description.resumo???: Ao considerar o contexto global, torna-se cada vez mais crescente as discussões que dizem respeito à questão socioambiental e a necessidade de pensar novos paradigmas de sociedades que contemplem a concepção de sustentabilidade, e com o intuito de alcançar tais objetivos, políticas públicas têm sido construídas visando mitigar os impactos da questão socioambiental e contribuir para a efetivação da sustentabilidade. Inserido neste espaço de discussão, o Brasil tem participado como signatário de eventos que discutem a temática socioambiental sendo assim levado a propor e executar políticas públicas que respondam às demandas da “crise socioambiental”, entre as quais, destaca-se neste estudo a política de educação ambiental como um dos importantes instrumentos para esse processo. A fim de contribuir com este debate, a pesquisa que origina esta dissertação teve como objetivo geral de analisar a sustentabilidade social e cultural da Política de Educação Ambiental disposta na Lei 9.795/1999 tendo como recorte o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM. Considerando para alcance dos resultados propostos, uma abordagem qualitativa, sem desmerecer, contudo aspectos quantitativos necessários, parametrado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, cujo delineamento foi baseado em estudo de caso tendo especificamente como locus os oito parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, localizados na área geográfica da cidade de Manaus/AM, que compreende a Bacia Hidrográfica do Educandos – BHE. A partir de uma amostra de 44 sujeitos, sendo destes 04 representados por profissionais que contribuem para o desenvolvimento das ações de educação ambiental no Programa em questão, e 40 beneficiários residentes na área de abrangência da análise, mais especificamente 5 moradores de cada parque de diferentes famílias. Foi possível identificar que a perspectiva de sustentabilidade presente na Política Nacional de Educação Ambiental se propõe crítica, respeitando para tanto todas as concepções que a abordam, contudo ressalta-se a necessidade de conhecimento de qual perspectiva se trabalha em determinado contexto para não incorrer na mecanização e generalização das ações impossibilitando sua efetividade, bem como, verificou-se que a sustentabilidade social da Educação Ambiental no Programa em questão, tem focado principalmente no processo de incentivo a participação social dos moradores, no entanto, a partir do resultado do estudo foi possível observar que é necessário ampliar a visão de participação, com o intuito de que esta venha contribuir para o fortalecimento da cidadania e justiça social de forma realmente crítica. No que concerne à sustentabilidade cultural esta por sua vez tem sido focada no Programa com base na comemoração de datas que contemplam o aspecto ecológico, ressaltando a necessidade também de clareza quanto ao entendimento do sentido de cultura, como um processo de troca de conhecimentos que considerem a subjetividade dos sujeitos, e sua trajetória de vida, contribuindo para que o público-alvo se identifiquem com as ações desenvolvidas e assim sejam coletivamente participantes como sujeitos de direitos do processo de transformação social e enfrentamento da questão socioambiental.
Abstract: When considering the global context, it is becoming more and more like those that claim the socio-environmental sustainability of thinking about new paradigms of societies that contemplate sustainability, the aim of reaching objectives, indicators, public policies to mitigate the impacts of the socio-environmental issue and contribute to achieve sustainability. Inserted in this discussion space, Brazil has participated as a signatory of events that discuss the socio-environmental theme, thus being led to propose and execute public policies that respond to the demands of the "socio-environmental crisis", among which, environmental education as one of the important instruments for this process. In order to contribute to this debate, the research that originated this dissertation had as its general objective to analyze the social and cultural sustainability of the Environmental Education Policy set forth in Law 9.795 / 1999, as a cut off from the Program Social and Environmental the Rives of Manaus - PROSAMIM. Considering the scope of the proposed results, a qualitative approach, without detracting, however, quantitative aspects necessary, parameterized in bibliographical, documentary and field research, whose design was based on a case study having specifically as locus the eight residential parks of the Program Social and Environmental the Rives of Manaus, located in the geographical area of the city of Manaus / AM, that includes the Basin of Educandos - BHE. From a sample of 44 subjects, of whom 04 represented by professionals who contribute to the development of environmental education actions in the Program in question, and 40 beneficiaries residing in the area of analysis, more specifically 5 residents of each park of different families. It was possible to identify that the perspective of sustainability present in the national policy of environmental education is critical, respecting all the conceptions that approach it, but it is necessary to know the perspective of working in a given context in order not to incur mechanization and generalization of actions making it impossible to be effective, as well as, it was verified that the social sustainability of environmental education in the Program in question, has focused mainly on the process of encouraging the social participation of residents, however, from the result of the study it was possible to observe that it is necessary to broaden the vision of participation, with the intention that it may contribute to the strengthening of citizenship and social justice in a really critical way. As far as cultural sustainability is concerned, this has in turn been focused on the Program based on the commemoration of dates that contemplate the ecological aspect, emphasizing the need also for clarity regarding the understanding of the sense of culture, as a process of knowledge exchange that consider the subjectivity of the subjects, and their life trajectory, contributing for the target audience to identify themselves with the developed actions and thus are collectively participants as subjects of rights of the process of social transformation and confrontation of the social-environmental question.
Keywords: Questão Socioambiental
Sustentabilidade
Educação Ambiental
Social and Environmental Essues
Sustainability
Environmental Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: CHAVES, Barbara Gabriella Oliveira. Sustentabilidade social e cultural da política de Educação Ambiental: um estudo de caso no programa social e ambiental dos igarapés de Manaus-Am. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6558
Issue Date: 26-Apr-2018
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

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