???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
???metadata.dc.creator???: Lima, Etyanne Uhlmann de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andrade, Roberta Ferreira Coelho de
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no Brasil. Para refletirmos sobre o ensino teórico-prático proposto pelo projeto de formação dessa categoria profissional, foi fundamental a verificação de que forma o ensino teórico-prático foi tratado nos projetos pedagógicos das instituições, bem como a identificação das estratégias adotadas pelos docentes dos cursos de serviço social para que os alunos realizassem a mediação entre teoria e prática para uma atuação crítica e transformadora da realidade social. A pesquisa foi qualiquantitativa, recorrendo à aplicação de formulários aos professores e coordenadores de curso, com perguntas abertas e fechadas que possibilitaram compreender, com mais clareza, o objeto da pesquisa. Os dados da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para interpretar a realidade dos fatos e analisar a relação que se estabelece entre os ensinos teórico e prático desenvolvidos no âmbito pedagógico das IES para a formação dos assistentes sociais da cidade de Manaus. A investigação revelou que o ensino teórico-prático não está nitidamente definido dos projetos pedagógicos, fazendo com que sua consecução dependa da subjetividade dos sujeitos envolvidos. Um pouco mais de 44% dos sujeitos nos asseguram que conseguem estabelecer a mediação entre os conhecimentos teóricos e as demandas da realidade em todo o curso, enquanto mais de 55% nos indicam que tal articulação dá-se nas disciplinas específicas, sobretudo no estágio supervisionado.
Abstract: The project that was developed in the Higher Education Institutions in Manaus that teach the undergraduate course in Social Work highlighted the theoretical and practical teaching in Social Work courses, in the light of the Curricular Guidelines that guide the professional formation of social workers in Brazil. To reflect on the theoretical and practical teaching proposed by the training project of this professional category, it was fundamental to verify how this theoretical and practical teaching was treated in the pedagogical projects of the institutions, as well as the identification of the strategies adopted by the teachers of social work courses So that the students realized the mediation between theory and practice for a critical and transforming action of the social reality. The research was qualitative and quantitative, with the application of forms to teachers and course coordinators, with open and closed questions that made it possible to understand, with more clarity, the object of the research. The data of field research and bibliographical research were fundamental to interpret the reality of the facts and to analyze the relation that is established between the theoretical and practical teachings developed in the pedagogical scope of the HEI for the training of the social workers of the city of Manaus. The investigation revealed that theoretical and practical teaching is not clearly defined in pedagogical projects, making their achievement depend on the subjectivity of the subjects involved. A little more than 44% of the subjects assure that they can establish the mediation between theoretical knowledge and the demands of reality throughout the course, while more than 55% indicate that such articulation takes place in the specific disciplines, especially in the supervised stage.
Keywords: Formação profissional
Ensino da prática
Serviço Social
Professional qualification
Practice teaching
Social Service
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: LIMA, Etyanne Uhlmann de. O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560
Issue Date: 1-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Etyanne Lima5.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.