???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6762
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sistema de crenças e socioespacialidade no baixo e médio Amazonas: um estudo sobre o modelo de células na Igreja do Evangelho Quadrangular em Santarém-Pará
???metadata.dc.creator???: Sousa, Diego Darlisson dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodriguez, José Exequiel Basini
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Raimundo Nonato Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisa o Modelo de Células a partir da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) da cidade de Santarém-Pará. Pondero seu surgimento e forma organizacional, demostrando suas várias relações que extrapolam o religioso. Compreendo as religiosidades como parte de um sistema de crenças, esse por sua vez, sendo recorrente em todas as relações humanas. Para isso sirvo-me de uma abordagem etnográfica, para assim, posicionar historicamente o recente modelo, elencando suas ênfases doutrinárias e organizacionais, do modelo que é recorrente em várias igrejas protestastes no Brasil. Fundamentalmente aponto à produção espaços sociais, os modos de percepção e utilização, também essa pesquisa constitui um estudo de doutrinamento de fiéis, aqui não por pastores e sim por outros fiéis. Constituindo base para propormos ser o Modelo de Células um momento diferenciado das religiosidades pentecostais no Brasil, sendo este, fruto de mais uma das recorrentes mudanças nesse campo.
Abstract: El presente estudio analiza el Modelo de Células a partir de la Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) de la ciudad de Santarém-Pará. Pondero su surgimiento y forma organizacional, demostrando sus varias relaciones que extrapolan lo religioso. Comprendo las religiosidades como parte de un sistema de creencias, este a su vez, siendo recurrente en todas las relaciones humanas. Para ello me sirvo de observación participante, entrevistas estructuradas y semiestructuradas, para así, posicionar históricamente el reciente modelo, enumerando sus énfasis doctrinarios y organizacionales, del modelo que es recurrente en varias iglesias protestantes en Brasil. Fundamentalmente apunta la producción, percepción y utilización de espacios, pero también adoctrinamiento de fieles por otros fieles.. Constituyendo la base para proponernos ser el Modelo de Células un momento diferenciado de las religiosidades pentecostales en Brasil, siendo éste, fruto dos recurrentes cambios en ese campo.
Keywords: Igrejas Pentecostais
Socioespacialidade
Sistema de Crenças
Religiosidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: SOUSA, Diego Darlisson dos Santos. Sistema de crenças e socioespacialidade no baixo e médio Amazonas: um estudo sobre o modelo de células na Igreja do Evangelho Quadrangular em Santarém-Pará. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6762
Issue Date: 27-Sep-2018
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DiegoSousa_PPGAS1.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.