???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6821
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Construção identitária da comunidade do barranco: festa de São Benedito
Other Titles: Identity construction of the barranco community: Saint Benedict`S party
Construción de la identidad de la comunidad del barranco: fiesta del San Benito
???metadata.dc.creator???: Lira, Lúcia Maria Barbosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Braga, Sérgio Ivan Gil
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro, Ricardo Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ranciaro, Maria Magela Mafra de Andrade
???metadata.dc.contributor.referee4???: RIBEIRO, ODENEI DE SOUZA
???metadata.dc.description.resumo???: Como uma festa de um santo católico é o elemento principal da identidade étnica de uma comunidade? Esta foi uma das questões de investigação desta Tese junto à Comunidade do Barranco, no Bairro Praça 14 de Janeiro, centro urbano de Manaus. Esta comunidade teve, como ascendentes, negros maranhenses que chegaram ao local no final do século XIX e, por mais de cem anos, vêm construindo sua identidade étnica em consonância com a própria cultura ancestral africana. Eles têm, na religiosidade, a devoção a São Benedito desde 1890. Em 2014, a Comunidade se autodefiniu como quilombola, símbolo de luta, perseverança e resistência. Diante de tal realidade, a pesquisa objetivou analisar o processo de construção identitária dessa comunidade, identificado a partir da trajetória de fé religiosa, aqui interpretada sob o ponto de vista da etnografia acerca das representações simbólicas que perpassam as festas em homenagem a São Benedito. O reconhecimento como “Quilombo Urbano”, pela Fundação Cultural Palmares foi uma grande conquista que vem transformando a vida dessa comunidade negra que clama por políticas públicas baseadas nos diversos Decretos-Lei, desde a Constituição de 1988. Em 2015, a festa foi agraciada como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Amazonas, ratificando a dimensão do reconhecimento como conceito norteador deste trabalho. O percurso metodológico teve o apoio da pesquisa participante, observação direta, entrevistas, gravações em áudio e vídeo. O trabalho de campo buscou estratégias da etnografia e entrecruzamento com referencial bibliográfico na área interdisciplinar da História, Geografia e Ciências Sociais. Finaliza-se o trabalho com a análise das vozes dos comunitários que ratificam a fé e a tradição religiosa, as manifestações socioculturais (festivas principalmente), advindas dos seus ancestrais.
Abstract: How is a celebration of a Catholic saint the main element of a community's ethnic identity? This was one of the research questions of this dissertation carried out at Barranco’s Community, in Praça 14 de Janeiro, in the urban center of Manaus. This community had as its ascendants, black Maranhenses who arrived in the late nineteenth century and for more than a hundred years have been building their ethnic identity according to their own ancestral African culture. They have been faithful to Saint Benedict since 1890. In 2014, the community defined itself as quilombolas, symbol of struggle, perseverance and resistance. Faced with such reality, the research aimed to analyze the process at the identity construction of this Community, identified through the trajectory of religious faith, interpreted here from the point of view of ethnography about the symbolic representations that perpass the celebrations in honor to Saint Benedict. Recognition of this local population as "Quilombo Urbano" by the Fundação Cultural Palmares was a great achievement that has been transforming life of this black Community, which has called for public policies since the 1988 Constitution. In 2015, the party was awarded as Cultural and Intangible Heritage State of Amazonas, ratifying the dimension of recognition as a guiding concept of this work. The methodological course of this study was supported by participant research, direct observation, interviews, audio and video recordings. The fieldwork sought strategies of ethnography and cross - referencing with a bibliographic reference in the interdisciplinary area of History, Geography and Social Sciences. The last part of the study is the analysis of the voices of the community that ratify faith and religious tradition, sociocultural (festive mainly) manifestations, coming from their ancestors.
¿Cómo una fiesta de un santo católico es el elemento principal de la identidad étnica de una comunidad? Esta fue una de las cuestiones de investigación de esta Tesis realizada en la Comunidad del Barranco, en el Barrio Plaza 14 de Janeiro, centro urbano de Manaus. Esta comunidad tuvo como ascendientes negros maranhenses (naturales del Estado brasileño de Maranhão), que llegaron al lugar a finales del siglo XIX y por más de cien años vienen construyendo su identidad étnica en consonancia con la propia cultura ancestral africana. Ellos tienen en la religiosidad, la devoción a San Benito desde 1890. En 2014, la comunidad se autodefinió como quilombolas, símbolo de lucha, perseverancia y resistencia. Ante esta realidad, la investigación objetivó analizar el proceso de construcción identitaria de esa Comunidad, identificado a partir de la trayectoria de fe religiosa, aquí interpretada desde el punto de vista de la etnografía acerca de las representaciones simbólicas que atraviesan las fiestas en homenaje a San Benito. El reconocimiento como "Quilombo Urbano" por la Fundación Cultural Palmares fue una gran conquista que viene transformando la vida de esa comunidad negra, que clama por políticas públicas basadas en los diversos Decretos Ley, desde la Constitución de 1988. En 2015, la fiesta fue agraciada como Patrimonio Cultural e Inmaterial del año del Estado de Amazonas, ratificando la dimensión del reconocimiento como concepto orientador de este trabajo. La base metodológica tuvo el apoyo de la investigación participante, observación directa, entrevistas, grabaciones en audio y video. El trabajo de campo buscó estrategias de la etnografía y entrecruzamiento con referencial bibliográfico en el área interdisciplinaria de la Historia, Geografía y Ciencias Sociales. Se finaliza el trabajo con el análisis de las voces de los comunitarios que ratifican la fe, la tradición religiosa y las manifestaciones socioculturales (festivas principalmente), provenientes de sus antepasados.
Keywords: Festa de São Benedito
Feast of Saint Benedict
Fiesta de San Benito
Comunidade do Barranco
Quilombo Urbano
Religiosidade
Identidade.
Barranco`s Community
Quilombo Urban
Religiosity
Comunidad del Barranco
Teligiosidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: LIRA, Lúcia Maria Barbosa. Construção identitária da comunidade do barranco: festa de São Benedito. 2018. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6821
Issue Date: 27-Aug-2018
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_LúciaMariaLira_PPGSCA69.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.