???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Eliane da Silva Soares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Frota, Hidembergue Ordozgoith da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Castro Junior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados.
Abstract: The dissertation presented here investigates the use of Digital Games as a strategic resource of didactic mediation in the teaching and learning process of Natural Sciences, particularly in relation to the content of Physics taught as a curricular component for the first years of Elementary School. The research was developed in four workshops, all related to teacher training directed to Elementary School. The results of these actions helped to identify the most covered curricular components in the classes of Natural Sciences, to investigate which topics of Physics, inserted between the contents, becomes more present. Visits made in loco to a school located in one of the districts of the city of Manaus, evidenced an almost exclusive approach on Hygiene and Environment, besides the complete absence of experimental activities in this stage of education. Issues related to the formation of citizenship point to the need to incorporate Physics knowledge into the daily activities of students in function of technological advances. The methodology of the research was constituted from the qualitative approach with emphasis in the case study, having as reference the constructivist assumptions of Piaget and the Latour’s Theory Actor-Network. As a result, the study evidenced that children need time and experience to recognize, refine ideas of Physics knowledge, because it is the relationship between active experimentation and the object that can develop the understanding of scientific concepts organized from solved problems and obstacles overcome.
Keywords: Jogos digitais
Mediação didática
Ensino-aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034
Issue Date: 28-Nov-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ElianeFerreira_PPGECIM.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.