???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7106
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Denúncia e resgate em Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança, de Vera Duarte
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Everton Vasconcelos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zucolo, Nícia Petreceli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Érica Antunes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
???metadata.dc.description.resumo???: O seguinte trabalho analisa o livro de poemas Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança (2005), da poetisa cabo-verdiana Vera Duarte, em sua totalidade, dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é feito um levantamento histórico-literário sobre períodos classificados informalmente por Pré-Claridade, Claridade em si e Pós-Claridade, momentos determinantes em Cabo Verde para sua cultura e literatura no que diz respeito à sua formação identitária, para que se observe quais destas referências e nuances herdadas do fenômeno que fora a Revista Claridade, desde antes e após ela, estão presentes na escrita poética de Duarte em seus dois livros de poesia anteriores ao corpus mencionado, a saber, Amanhã Amadrugada (1993) e O arquipélago da paixão (2001). No segundo capítulo, a leitura do objeto desta pesquisa é iniciada a partir da primeira seção de poemas do livro, “Primeiro as súplicas”, em que três poemas-súplica são analisados seguidos pelo poema de abertura da seção seguinte, “Salvé Poesia”, voltados à causa social, sob o viés da literatura engajada, com os construtos teóricos de Antonio Candido, Literatura e sociedade (2006), Theodor Adorno, “Engagement” (1991), Jean-Paul Sartre, Que é a literatura? (2004), Benjamim Abdala Júnior, “Arte engajada” (2007) e Claude Esteban, Crítica da razão poética (1991). No terceiro capítulo, são analisadas as outras seções do corpus. São estas: “Agora as sete preces”, com os poemas que tratam da questão africana e os males do imperialismo; seguida pela “Poemas do antigamente e de hoje... ainda!”, seção na qual seis poemas discutem sobre a situação da mulher africana como subalterna na sociedade; e a última, “Cântico final e redentor”, em que os dois poemas finais fecham o livro clamando pela salvação coletiva da humanidade por meio da Poesia. O embasamento teórico deste capítulo final se dá pela Teoria Pós-Colonial, essencialmente, por Gayatri Spivak, com Pode o subalterno falar? (2010), Thomas Bonnici, com O pós-colonialismo e a literatura (2012) e “Teoria e crítica pós-colonialistas” (2009), Bill Ashcroft, Gareth Griffiths e Helen Tiffin, com The empire writes back (2002) e Post-colonial studies (2007), e Frantz Fanon, com Os condenados da terra (1968).
Abstract: The following work analyzes the book of poems Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança (2005), by Cape Verdean poetess Vera Duarte, fully, divided into three chapters. In the first chapter, a historical-literary survey is made about the periods classified informally by Pre-clarity, Clarity in itself and Post-clarity, determining moments in the Cape Verde archipelago for its culture and literature with regard to its identity formation, to observe which of these references and nuances are present in the poetic writing of Duarte in her two previous books before the corpus mentioned, to know, Amanhã amadrugada (1993) e O arquipélago da paixão (2001). In the second chapter, the reading of the object of this research is started from the first poem section of the book, “Primeiro as súplicas”, in which three poems-supplication are analyzed followed by opening poem of the next section, “Salvé Poesia”, focused on the social cause, under the bias of engaged literature, with the theoretical constructs of Antonio Candido, Literatura e sociedade (2006), Theodor Adorno, “Engagement” (1991), Jean-Paul Sartre, Que é a literature? (2004), Benjamim Abdala Júnior, “Arte engajada” (2007) and Claud Esteban, Crítica da razão poética (1991). In the third chapter, are analyzed the others sections of the corpus. They are: “Agora as sete preces”, with seven poems-prayer that deal with the African issue and the evils of imperialism; followed by “Poemas do antigamente e de hoje… ainda!”, in which six poems discuss about the situation of African woman as subaltern in society; and the last one, “Cântico final e redentor”, in which two final poems end the book crying out for the collective salvation of society through Poetry. The theoretical basis of this final chapter is made by postcolonial theory, essentially, by Gayatri Spivak, with Pode o subalterno falar? (2010), Thomas Bonnici, with O pós-colonialismo e a literatura (2012) and “Teoria e crítica pós-colonialistas” (2009), Bill Ashcroft, Gareth Griffiths and Helen Tiffin, with The empire writes back (2002) and Post-colonial studies (2007), and Frantz Fanon, with Os condenados da terra (1968).
Keywords: Vera Duarte.
Poesia cabo-verdiana
Poesia engajada
Pós-colonialismo
Feminismo e pós-colonialismo
Capeverdian poetry
Engaged poetry
Postcolonialism
Feminism and postcolonialism
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: PINHEIRO, Everton Vasconcelos. Denúncia e resgate em Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança, de Vera Duarte. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7106
Issue Date: 12-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EvertonPinheiro_PPGL.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.