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dc.creatorRamos, Albanice de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388676389165202por
dc.contributor.advisor1Lima, Renato Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865por
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764por
dc.contributor.referee1Barba, Clarides Henrich de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880por
dc.contributor.referee2Silva, Viviane Vidal da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787853604608970por
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationRAMOS, Albanice de Souza. Percepção ambiental de educadores do campo e suas influências no processo educacional no município de Humaitá-AM. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7188-
dc.description.resumoA percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo como meio que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio ambiente pelo ser humano. As discussões em torno da percepção ambiental têm se destacado nos últimos anos, ou seja, a forma como o ser humano interage com o mundo depende do seu conhecimento e de sua percepção em relação ao uso que ele faz dos recursos naturais. Este estudo torna-se relevante, pois foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental dos educadores, sua relação com a natureza e como estes trabalham os problemas atuais com seus alunos. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental de educadores do campo e suas influências no processo educacional, na Comunidade Cristolândia em Humaitá-AM. A referida pesquisa fundamenta-se numa abordagem de cunho qualitativo, cujo método adotado foi a Análise Textual Discursiva. A mesma foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo com educadores da escola Municipal Antonieta Ataíde II da rede pública de ensino. Neste sentido, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os educadores, além da observação direta que se fez necessária para estabelecer sua relação com as questões ambientais e processos educacionais. Diante da pesquisa de campo com base nas percepções que os professores apresentaram, pôde-se estabelecer três categorias sobre meio ambiente: Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável e Educação. Por meio das análises dos dados verificou-se que os educadores apresentam uma visão naturalista, ou seja, percebem o ambiente de forma natural, intocável com toda sua biodiversidade. Contudo, espera-se que os resultados alcançados com esta pesquisa contribuam de forma significativa para a mudança das ações de preservação e conservação do meio ambiente na Comunidade local, onde foram detectados alguns problemas ambientais como falta de saneamento básico e a falta de coleta de lixo. Sobretudo, proporcionando subsídios para que esta veja e sinta a necessidade de preservar o meio ambiente onde se vive e principalmente a importância da mudança de hábitos e atitudes para uma melhor qualidade de vida. Além disso, os resultados desse estudo poderão ser utilizados como embasamento para elaboração de um programa de educação para o desenvolvimento da Comunidade Cristolândia, a fim de propor estratégias para oportunizar o aprimoramento da percepção ambiental dos indivíduos e o desenvolvimento de posturas críticas e éticas e, assim, mudar comportamentos e juízo de valores que conduzam a uma maior conscientização ambiental.por
dc.description.abstractEnvironmental perception is a mental activity of interaction of the individual as a medium that can be defined as an awareness of the environment by the human being. Discussions about environmental perception have been prominent in recent years, that is, the way humans interact with the world depends on their knowledge and perception of their use of natural resources. This study becomes relevant, since an investigation was carried out on the environmental perception of the educators, their relationship with nature and how they work the current problems with their students. Thus, this research had as objective to analyze the environmental perception of educators of the field and their influences in the educational process, in the Cristolândia Community in Humaitá-AM. This research is based on a qualitative approach, whose method adopted was Discursive Textual Analysis. It was developed through a field research with educators of the municipal school Antonieta Ataíde II of the public school network. In this sense, the data were collected through semi-structured interviews with the educators, in addition to the direct observation required to establish their relationship with environmental issues and educational processes. Facing the field research based on the perceptions that the teachers presented, it was possible to establish three categories on environment: Environment, Sustainable Development and Education. Through the analyzes of the data it was verified that the educators present a naturalistic vision, that is, they perceive the environment in a natural way, untouched with all its biodiversity. However, it is expected that the results achieved with this research contribute significantly to the change in conservation actions and conservation of the environment in the local community, where some environmental problems were detected such as lack of basic sanitation and lack of garbage collection. Above all, providing subsidies for this to see and feel the need to preserve the environment where one lives and especially the importance of changing habits and attitudes for a better quality of life. In addition, the results of this study can be used as a basis for the development of an education program for the development of the Cristolândia Community, in order to propose strategies for enhancing the individuals' environmental perception and the development of critical and ethical postures, thus, changing behaviors and value judgments that lead to greater environmental awareness.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/31288/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AlbaniceRamos_PPGCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducadorespor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titlePercepção ambiental de educadores do campo e suas influências no processo educacional no município de Humaitá-AMpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoDificuldades em relação ao transporte para chegar ao locus da pesquisa.por
dc.description.infoO trabalho foi desenvolvido numa perspectiva ambiental e para a nossa região isso é muito importante, pois os impactos causados pela ação do homem no meio ambiente tem sido bastante devastador.por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0006-7654por
dc.creator.orcidalbanice.ramos25@gmail.compor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais

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