???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7206
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A realidade fragmentada: a relação entre cinema e literatura nas obras de Márcio Souza e Milton Hatoum
???metadata.dc.creator???: Costa, Izabelly Cruz da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paiva, Marco Aurélio Coelho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Ernesto Renan Melo de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sá, Lileana Mourão Franco de
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação busca analisar algumas das obras literárias de Márcio Souza e Milton Hatoum a partir de uma articulação entre cinema e literatura. O presente trabalho também almeja apontar para os modos distintos de como as faturas literárias de cada um dos autores podem contribuir para a compreensão do respectivo posicionamento e trajetória de ambos no campo literário. Márcio Souza teve envolvimento com a produção cinematográfica antes de se lançar como literato, o que justifica certo experimentalismo de suas obras nos momentos iniciais da sua trajetória. Milton Hatoum não teve aproximação direta com a prática cinematográfica, mas é possível observar a presença dos aspectos da linguagem do cinema em suas obras, já que a utilização do discurso indireto livre possibilita a alteração do foco narrativo da obra, fragmentando-a e recompondo-a na própria tessitura do texto. Observa-se, portanto, que diferentes estratégias por parte de cada um dos autores pode ser delineada mesmo utilizando- se de um só elemento para a comparação, ou seja, o cinema.
Abstract: The dissertation seeks to analyze some of the literary works of Márcio Souza and Milton Hatoum from an articulation between cinema and literature. This paper also aims to point to the different ways of how the invoices of each literary authors can contribute to the understanding their position and trajectory on the literary field. Márcio Souza had being engagement with cinematographic production before launching as a writer, which explains certain experimentalism of his works in the early stages of his career. Milton Hatoum has not direct approach to the practice film, but it is possible to observe the presence of aspects of cinema language in his works, as the use of free indirect discourse allows changing the narrative focus of the work, the fragmenting and reassembling in the context. Therefore, It is observed in a different approaches by each of the authors and can be delineated using a single element for the comparison, the cinema.
Keywords: Amazonas (Estado) - Literatura
Cinema
Hatoum, Milton, 1952-
Souza, Márcio, 1946-
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociologia
Citation: COSTA, Izabelly Cruz da. A realidade fragmentada: a relação entre cinema e literatura nas obras de Márcio Souza e Milton Hatoum. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7206
Issue Date: 14-Dec-2012
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_IzabellyCosta_PPGS.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons