???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7365
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Indígenas no contexto urbano: identidade, cultura e educação dos indígenas residentes na Comunidade Nações Indígenas Tarumã Manaus
Other Titles: Indigenous in the urban context: identity, culture, and education of indigenous residents in the Community National Indigenous taruman Manaus.
???metadata.dc.creator???: Silva, Elisangela Guedes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Heloísa Helena Corrêa da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ribeiro, Odenei de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Raimundo Nonato Pereira da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação versa sobre os indígenas em contexto urbano, com o objetivo de compreender os processos sociais e culturais dos participantes da pesquisa, que vivem na cidade de Manaus em relação a sua cultura e educação. Para tanto, algumas questões nortearam a pesquisa: como podemos compreender, a partir da situação atual dos indígenas que vivem na cidade de Manaus, possibilita-se a reflexão acerca de como a cultura indígena, e o processo da educação escolar estão sendo preservados. A metodologia adotada parti da pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo, enfatizando a observação. A dissertação divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo é constituído pela Sócio gênese, uma descrição acerca do cenário histórico etnográfico onde emergem os Kokama, povo foco da pesquisa, enfatizando as relações de fronteira de território e cultura com não-indígenas na cidade de Manaus. Este capítulo está dividido em três sub-tópicos: 1. Indígenas na cidade e a legislação brasileira, 2. Direitos Indígenas na Constituição Federal de 1988, A LDB e as diretrizes para a implantação das escolas indígenas. O segundo está centrado no processo de migração indígena Kokoma para cidade de Manaus. Divide-se em dois sub-tópicos: 1. O processo de migração e a organização das comunidades na cidade, 2. A luta pela visibilidade. 3. Pensando na trajetória histórica, analisando os percalços enfrentados pelos Kokama e sua força em resistir às retaliações hegemônicas, tornou-se crucial buscar compreender as motivações, os dispositivos, os mecanismos e as redes de relações sociais e culturais. O que motivou a escrita do terceiro e último capítulo versa sobre aos indígenas que moram no contexto urbano analisando as características ditas “tradicionais” e os seus aspectos culturais presentes na atualidade, sua organização, seu espaço político na cidade e sua mobilização por reafirmação de sua identidade étnica na Comunidade Nações Indígenas no bairro Tarumã. Além de explicitar as organizações e as lideranças desse povo na cidade de Manaus, presentes nas sociedades urbanas e as implicações presentes no processo de ressignificação da cultura. Estão vivenciando e quais as formas de preservação da cultura através da língua materna.
Abstract: The present dissertation is about the Indians in an urban context, with the purpose of understanding the social and cultural processes of the participants of the research, who live in the city of Manaus in relation to their culture and education. To that end, some questions guided the research: how can we understand, based on the current situation of the natives living in the city of Manaus, it is possible to reflect on how the indigenous culture and the process of school education are being preserved. The methodology adopted was based on bibliographical research, documentary, field research, emphasizing observation. The dissertation is divided into three chapters. The first chapter is made up of the Genesis Partner, a description of the ethnographic historical setting in which the Kokama, the research focus population, emerge, emphasizing the territory-culture and non-indigenous relations in the city of Manaus. This chapter is divided into three sub-topics: 1. Indigenous in the city and Brazilian legislation, 2. Indigenous Rights in the Federal Constitution of 1988, The LDB and the guidelines for the implementation of indigenous schools. The second is centered on the process of Kokoma indigenous migration to the city of Manaus. It is divided into two sub-topics: 1. The process of migration and the organization of communities in the city; 2. The struggle for visibility. 3. Thinking about the historical trajectory, analyzing the setbacks faced by the Kokama and their strength in resisting hegemonic retaliation, it became crucial to seek to understand the motivations, devices, mechanisms and networks of social and cultural relations. What motivated the writing of the third and last chapter is about the indigenous people who live in the urban context, analyzing the so-called "traditional" characteristics and their present cultural aspects, their organization, their political space in the city and their mobilization by reaffirmation of their ethnic identity in the Indigenous Nations Community in the Tarumã neighborhood. Besides explaining the organizations and the leaderships of these people in the city of Manaus, present in the urban societies and the implications present in the process of re-signification of the culture. They are living and what are the ways of preserving culture through the mother tongue.
Keywords: Índios - Migração - Bairro Tarumã-Açu (Manaus)
Índios - Manaus (AM)
Índios - Educação - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Contexto Urbano
Migração
Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SILVA, Elisangela Guedes da. Indígenas no contexto urbano: identidade, cultura e educação dos indígenas residentes na Comunidade Nações Indígenas Tarumã Manaus. 2019. 162 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7365
Issue Date: 9-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ElisangelaSilva_PPGSCA.pdfDissertação de Mestrado10 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.