???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7367
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Prática de laboratório com unidade didática e ludicidade para o ensino de química a alunos com distorção idade série
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Roberto Brasil 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Brito, Rosa Mendonça de
???metadata.dc.description.resumo???: FERREIRA, B. R. Prática de Laboratório com Unidade Didática e Ludicidade para o Ensino de Química a Alunos com Distorção Idade Série..Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019. Este trabalho envolve o processo de ensinar Química, no nível médio regular, para alunos com significativa distorção idade/série. Desta maneira, o projeto busca empregar o conceito de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM), que consiste em integrar um conjunto de estratégias didáticas de acordo com objetivos de aprendizagem previamente definidos e delimitados,identificando os conteúdos básicos necessários para inserir, de forma experimental e lúdica, o Ensino de Química aos alunos do ensino médio regular que possuem significada situação de distorção idade/série; aplicar a metodologia apropriada para a assimilação dos conteúdos; melhorar o desempenho escolar relacionando os conteúdos ministrados com sua importância sócio-tecnológica; ressaltar a importância da atuação do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, propondo sugestões de práticas pedagógicas para o Ensino da Química. Para dar base a pesquisa, contamos com o aporte teórico de David Ausubel, e de autores contemporâneos que lidam com a temática. A metodologia para a realização do projeto contará, além do levantamento bibliográfico sobre o assunto, com aulas experimentais relacionadas com o estudo da rapidez das reações químicas e os fatores que a influenciam e o conceito de Velocidade com que as Reações Químicas acontecem e a complementação do processo com atividades lúdicas, a serem desenvolvidas e realizadas na sala de mídia da escola. Estas atividades envolvem um jogo, onde a teoria envolvida é mensurada através de perguntas objetivas com intenção de criar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Abstract: ABSTRACTS FERREIRA, B. R. Laboratory Practice with Didactic and Playfulness Unit for the Teaching of Chemistry to Students with Distortion Age Series. Master's Dissertation. Graduate Program in Science and Mathematics Education. Federal University of Amazonas. Manaus, 2019. This work involves the process of teaching Chemistry at the regular middle level to students with significant age / grade distortion. Thus, the project seeks to employ the concept of Multi-Strategic Didactic Units (UDM), which consists of integrating a set of didactic strategies according to previously defined and delimited learning objectives, identifying the basic contents needed to insert, in an experimental and playful way. , Chemistry Teaching to regular high school students who have a significant age / grade distortion situation; apply the appropriate methodology for content assimilation; improve school performance by relating the contents taught with their socio-technological importance; underscore the importance of teacher and student performance in the teaching-learning process, proposing suggestions for pedagogical practices for chemistry teaching. To base the research, we have the theoretical support of David Ausubel, and contemporary authors who deal with the theme. The methodology for the realization of the project will include, besides the bibliographic survey on the subject, experimental classes related to the study of the speed of chemical reactions and the factors that influence it and the concept of Speed with which Chemical Reactions take place and the complementation of the project. process with playful activities, to be developed and performed in the school media room. These activities involve a game where the theory involved is measured through objective questions intended to create an environment conducive to the development of students' skills.
Keywords: Química - Estudo e ensino
Distorção idade-série
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de química
Distorção idade-série
Experimentação didática
Ludicidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: FERREIRA, Roberto Brasil. Prática de laboratório com unidade didática e ludicidade para o ensino de química a alunos com distorção idade série. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7367
Issue Date: 1-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RobertoFerreira_PPGECIMdocumento principal1.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.