???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7435
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino de Geometria: uma abordagem a partir do uso do Origami
???metadata.dc.creator???: Queiroz, Gideão Teixeira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Carlos Wagner Marques do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prata, Roberto Antônio Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim Neto, Alcides de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Nesse trabalho disserta-se sobre a técnica milenar do origami e suas possibilidades de uso na abordagem de resolução de problemas de geometria. Inicialmente faz-se um itinerário histórico mostrando a evolução do origami e sua expansão pelo mundo. Descrevem-se suas características, classificações e algumas de suas aplicações práticas decorrentes de estudos teóricos mais complexos e recentes. Depois se inicia uma discussão da matemática decorrente dos princípios básicos da construção de modelos de origami como os Axiomas de Huzita-Justin ou Huzita- Hatori, Teorema de Maekawa-Justin, Teorema de Kawasaki-Justin e Teorema de Haga. Nesse ultimo dá-se mais ênfase por envolver diversos conceitos geométricos importantes como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras e frações. Finaliza-se mostrando o uso do origami na resolução de alguns problemas geométricos interessantes de Olimpíadas de Matemática.
Abstract: In this work, the millenarian technique of origami and its possibilities of use in the problemsolving approach to geometry are discussed. Initially a historical itinerary is made showing the evolution of origami and its expansion around the world. Its characteristics, classifications and some of its practical applications derived from more complex and recent theoretical studies are described. Then begins a discussion of mathematics stemming from the basic principles of building origami models such as Huzita-Justin or Huzita-Hatori Axioms, Maekawa-Justin Theorem, Kawasaki-Justin Theorem, and Haga’s Theorem. In this last one more emphasis is given to involve several important geometric concepts as similarity of triangles, the theorem of Pythagoras and fractions. It ends by showing the use of origami in solving some interesting geometric problems of Mathematical Olympiads.
Keywords: Geometria
Origami
Matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Matemática
Origami
Geometria
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: QUEIROZ, Gideão Teixeira. Ensino de Geometria: uma abordagem a partir do uso do Origami. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7435
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GideaoQueiroz_PROFMAT2.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.