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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EaD, a distância nos separa? Um estudo sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas
???metadata.dc.creator???: Lima, Aline Ribeiro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Márcia Perales Mendes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cavalcante, Lidiany Lima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Andrade, Marcia Irene Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: A expansão dos cursos de graduação em Serviço Social na modalidade a distância pode estar alinhada ao processo de expansão e mercantilização do ensino superior brasileiro, marcado por forte tendência à privatização do ensino e ao aligeiramento dos processos de formação. Este estudo definiu como objetivo geral “Analisar a formação profissional ofertada nos cursos de Serviço Social na modalidade a distância, suas simetrias e assimetrias em relação às Diretrizes Curriculares da ABEPSS e à luz do Projeto ético-político profissional no Amazonas”. E como específicos: 1. Discorrer acerca da origem e expansão dos cursos de Serviço Social nas modalidades à distância no Amazonas; 2. Conhecer os projetos pedagógicos dos cursos de serviço social a distância das IES investigadas; 3. Verificar a visão dos egressos, tutores e/ou coordenadores sobre a formação profissional nos cursos de Serviço Social na modalidade à distância. A trajetória metodológica envolveu pesquisa de campo e documental, com abordagens quantitativa e qualitativa, e foi realizada junto a 03 (três) coordenadores dos cursos/polo de serviço social e 15 egressos de 03 (três) Instituições de Ensino Superior do Estado do Amazonas que ofertam cursos de Graduação em Serviço Social na modalidade à Distância, por meio da aplicação de dois formulários diferenciados, no período de dezembro (2018) a fevereiro (2019). A pesquisa documental baseou-se na análise das Matrizes Curriculares das IES, dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, Plano de Desenvolvimento Institucional da IES Diretrizes Curriculares da ABEPSS, de 1996, as Diretrizes Curriculares aprovadas pelo MEC, em 2002, bem como em documentos elaborados pelo Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO. Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se: a crescente expansão do ensino a distância no Brasil também se reflete nos municípios do Amazonas como um meio de ampliar a quantidade de formandos em nível superior, especialmente nos cursos de serviço social; predomina entre os pesquisados uma avaliação muito positiva quanto à infraestrutura dos Polo de Apoio Presenciais - PAP’s, e ensino ofertado, incluindo-se a realização de estágio supervisionado, este com avaliação positiva por 100% dos egressos; nos projetos pedagógicos dos cursos vigentes pesquisados não há disciplinas que contemplem as singularidades geográficas, culturais, econômicas e sociais da região amazônica, o que torna o EaD uma modalidade ainda mais desafiante para a formação em serviço social; a carga horária dos cursos de serviço social pesquisados apresentam carga horária média de 3000 horas, atendendo ao que prevê as Diretrizes do MEC e da ABEPSS; na composição geral do quadro docente de 02 (duas) IES investigadas, observou-se a presença de 51 (cinquenta e um) mestres e doutores, de um total de 57 (cinquenta e sete), atuando nessas instituições; o expressivo percentual de 67% dos egressos encontram-se vinculados ao mercado de trabalho como assistentes sociais. Com base na avaliação dos sujeitos da pesquisa a formação em serviço social no Amazonas, por meio do EaD, atende majoritariamente às legislações vigentes do MEC, embora não atenda às diretrizes estabelecidas pela ABEPSS, esta última um desafio historicamente inerente também à formação presencial. Conclui-se que os desafios são imensos e que os conhecimentos produzidos nesta pesquisa objetivaram, em última instância, contribuir para o processo permanente de discussão sobre a formação acadêmico-profissional em serviço social, especialmente por meio do EaD.
Abstract: The expansion of undergraduate courses in Social Work in the distance modality may be aligned with the process of expansion and commercialization of Brazilian higher education, marked by a strong tendency towards the privatization of education and the lightening of training processes. This study defined as its general objective “To analyze the professional education offered in the courses of Social Work in the distance modality, its symmetries and asymmetries in relation to the ABEPSS Curriculum Guidelines and in the light of the Professional Ethical-Political Project in Amazonas”. And as specific: 1. Discuss about the origin and expansion of Social Work courses in distance learning in the Amazon; 2. Know the pedagogical projects of the distance social service courses of the investigated HEIs; 3. Verify the view of graduates, tutors and / or coordinators about the vocational training in Social Work courses in the distance modality. The methodological trajectory involved field and documentary research, with quantitative and qualitative approaches, and was carried out with 03 (three) coordinators of the courses / social service center and 15 graduates from 03 (three) Higher Education Institutions of the State of Amazonas. offer undergraduate courses in Social Work at a distance, through the application of two different forms, from December (2018) to February (2019). The documentary research was based on the analysis of the IES Curriculum Matrices, the Pedagogical Projects of the Courses, the IES Institutional Development Plan, the 1996 ABEPSS Curriculum Guidelines, the Curriculum Guidelines approved by the MEC in 2002, as well as documents prepared by CFESS / CRESS set, ABEPSS and ENESSO. Among the survey results, the following stand out: the growing expansion of distance education in Brazil is also reflected in the municipalities of Amazonas as a means of increasing the number of graduates in higher education, especially in social service courses; Among the respondents, a very positive assessment prevails regarding the infrastructure of the On-campus Support Pole's (PAP's), and the teaching offered, including the accomplishment of supervised internship, which has a positive evaluation by 100% of the graduates; In the pedagogical projects of the current courses researched, there are no disciplines that contemplate the geographical, cultural, economic and social singularities of the Amazon region, which makes distance education an even more challenging modality for training in social work; The workload of the social service courses surveyed has an average workload of 3000 hours, in compliance with the MEC and ABEPSS Guidelines; In the general composition of the teaching staff of 02 (two) HEIs investigated, there was the presence of 51 (fifty-one) masters and doctors, out of a total of 57 (fifty-seven), working in these institutions; The significant percentage of 67% of graduates are linked to the labor market as social workers. Based on the evaluation of the research subjects, training in social work in Amazonas, through distance education, mostly meets the current legislation of the Ministry of Education, although it does not meet the guidelines established by ABEPSS, the latter a challenge historically inherent also in face-to-face training. It is concluded that the challenges are immense and that the knowledge produced in this research aimed, ultimately, to contribute to the ongoing process of discussion about academic-professional training in social work, especially through distance education.
Keywords: Ensino à distância
Serviço social - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Contrarreforma na Educação
Educação Superior
Formação em Serviço Social
Educação a Distância – EaD
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: LIMA, Aline Ribeiro de. EaD, a distância nos separa? Um estudo sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7525
Issue Date: 7-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

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