???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7748
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A comunicação e as práticas educativas parentais na interação com os filhos
Other Titles: Communication and parental educational practices in interaction with the children
???metadata.dc.creator???: Almeida, Andrea Costa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque
???metadata.dc.contributor.referee1???: Resende, Gisele Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Breno de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: As situações emergentes da sociedade trazem a necessidade da aprendizagem de novos conhecimentos para o enfrentamento dos desafios e, para lidar com essas demandas, a criança precisa desenvolver um repertório cada vez mais elaborado de habilidades sociais e emocionais, constituindo um fator de proteção na infância contra vários indicadores de comportamentos prejudiciais. A comunicação entre pais e filhos indica como se caracteriza o diálogo na interação familiar, o que contribui para o aprendizado de novos comportamentos, por meio das práticas parentais. Essa pesquisa se propôs analisar as relações da interação familiar no exercício da parentalidade na dimensão comunicação. Participaram (n= 157) pais biológicos e/ou adotivos, sendo que 80,3% (n=126) foram de mães e 19,7% (n=31) de pais, com filhos entre 07 e 11 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) e, Questionário Sociodemográfico disponibilizados em plataforma on line Google Formulários. A dimensão Envolvimento concentrou a maior parte dos pais no alto percentil (P60≥40,0), 55,4% (n=87). Na dimensão Regras e Monitoria, prevaleceu o alto percentil (P60 ≥20,0), observado em 66,9% (n=105) dos pais. Na Comunicação Positiva dos filhos, os pais classificados no alto percentil (P60 ≥14,8) alcançou 40,1% (n=63), seguido do baixo percentil (P40≤12,0), 32,5% (n=51). Na dimensão Clima Conjugal Positivo, as classificações para alto (P60 ≥21,8) e baixo percentil (P40≤19,0), mostraram-se muito próximas a dimensão Modelo Parental (P60 ≥14,0), 49,7% (n=78). Para a dimensão Sentimento dos Filhos, a maior concentração da amostra ocorreu na classificação do baixo percentil (P40≤22,0), 43,9% (n=69), seguido do alto percentil (P60 ≥24,0), 40,8% (n=64). Referente aos fatores de risco, verificou-se que para a dimensão Punição Física 51,0% (n=80) apresentaram alto percentil (P60≥5,0), seguido de 28,0% (n=44) da amostra que se concentraram no baixo percentil (P40 ≤3,0). Na dimensão Comunicação Negativa, a concentração da amostra ocorreu no alto percentil (P60≥11,0), 47,8% (n=75), e no baixo percentil (P40≤9,0), 43,9% (n=69). Na dimensão Clima Conjugal Negativo, destacaram-se as classificações para o alto percentil (P60 ≥8,0), 45,9% (n=72) e baixo percentil (P40≤6,0), 45,2% (n=71). Os resultados evidenciam as dimensões da comunicação desenvolvida no relacionamento entre pais e filhos. Identificou-se famílias em situação de proteção 21,0% (n=33) dos pais; 22,3% (n=35) como em situação de risco o que sugere intervenções, além de aumentar as possibilidades de desenvolvimento preventivo e de habilidades socioemocionais. Espera-se que esses dados também contribuam para pesquisas futuras relacionadas a estes construtos das habilidades socioemocionais.
Abstract: The emergent situations of society bring the need to learn new knowledge to face the challenges and, to deal with these demands, the child needs to develop an increasingly elaborate repertoire of social and emotional skills, constituting a protective factor in childhood against various indicators of harmful behavior. Communication between parents and children indicates how dialogue is characterized in family interaction, which contributes to the learning of new behaviors, through parenting practices. This research aimed to analyze the relationships of family interaction in the exercise of parenting in the communication dimension. Biological and / or adoptive parents participated (n = 157), 80.3% (n = 126) of mothers and 19.7% (n = 31) of parents, with children between 7 and 11 years old. The instruments used were: Quality Scales in Family Interaction (EQIF) and Sociodemographic Questionnaire made available on Google Forms online platform. The Involvement dimension concentrated most parents in the high percentile (P60≥40.0), 55.4% (n = 87). In the Rules and Monitoring dimension, the high percentile (P60 ≥20.0) prevailed, observed in 66.9% (n = 105) of parents. In the Positive Communication of the children, the parents classified in the high percentile (P60 ≥14.8) reached 40.1% (n = 63), followed by the low percentile (P40≤12.0), 32.5% (n = 51 ). In the Positive Conjugal Climate dimension, the classifications for high (P60 ≥21.8) and low percentile (P40≤19.0), were very close to the Parental Model dimension (P60 ≥14.0), 49.7% ( n = 78). For the Children Sentiment dimension, the highest concentration of the sample occurred in the classification of the low percentile (P40≤22.0), 43.9% (n = 69), followed by the high percentile (P60 ≥24.0), 40, 8% (n = 64). Regarding the risk factors, it was found that for the Physical Punishment dimension, 51.0% (n = 80) had a high percentile (P60≥5.0), followed by 28.0% (n = 44) of the sample that concentrated in the low percentile (P40 ≤3.0). In the Negative Communication dimension, the sample concentration occurred in the high percentile (P60≥11.0), 47.8% (n = 75), and in the low percentile (P40≤9.0), 43.9% (n = 69). In the dimension Negative Conjugal Climate, the classifications for the high percentile (P60 ≥8.0), 45.9% (n = 72) and low percentile (P40≤6.0), 45.2% (n = 71). The results show the dimensions of the communication developed in the relationship between parents and children. We identified families in a situation of protection 21.0% (n = 33) of parents; 22.3% (n = 35) as at risk, which suggests interventions, in addition to increasing the possibilities of preventive development and socio-emotional skills. It is hoped that these data will also contribute to future research related to these constructs of socio-emotional skills.
Keywords: Comunicação parental
Práticas educativas parentais
Interação Familiar
Habilidades Socioemocionais
Envolvimento Parental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Práticas educativas parentais
Habilidades Socioemocionais
Comunicação
Interação Familiar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: ALMEIDA, Andrea Costa de. A comunicação e as práticas educativas parentais na interação com os filhos. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7748
Issue Date: 7-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndreaAlmeida_PPGPSI.pdfDissertação_AndreaAlmeida_PPGPSI1.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons