???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8011
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A valorização do capital e a produção do espaço urbano: a produção imobiliária habitacional do segmento econômico em Manaus (AM)
???metadata.dc.creator???: Melo, Fernando Monteiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santana, Paola Verri de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Eudes André Leopoldo de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cruz, Manuel de Jesus Masulo da
???metadata.dc.description.resumo???: Na atualidade, a produção do espaço urbano tende a ser subordinada aos interesses do capital. Esse processo produtivo possui articulação direta com o padrão de acumulação do capitalismo contemporâneo, possuindo manifestações específicas sobre o espaço urbano produzido nas cidades. Por se tratar também de um processo social, a produção do espaço tende a reproduzir, de forma acentuada, as contradições do capital, o que implica diretamente na forma de viver dos homens nas cidades contemporâneas. Isso porque, o espaço urbano produzido a partir dessa lógica tende a ser concebido enquanto mercadoria. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação se estabelece em compreender a dinâmica produtiva que dita os caminhos do setor imobiliário habitacional em Manaus. Tomamos como ponto de partida a análise do processo de valorização do capital, justamente porque a produção do espaço urbano, a partir das lógicas de reprodução capitalista, objetiva a própria valorização do capital, possui implicações diretas no processo de produção e reprodução do espaço urbano de Manaus (AM). O que resulta em identificar quais foram e quais são os principais agentes e sujeitos produtivos que anteriormente atuaram no processo de expansão urbana da cidade e, na atualidade, atuam nas transformações espaciais da cidade de Manaus. O setor imobiliário habitacional é enfoque desse nosso objetivo, pois partimos diretamente para a análise das transformações espaciais da cidade de Manaus a partir da questão da moradia e da produção imobiliária habitacional. Sustentamos a ideia de que, o processo de expansão urbana de Manaus e das transformações espaciais que a cidade vem passando, seguem articuladas com a produção do espaço urbano manauara via produção de moradias, ora i) pelo Estado e, posteriormente, ii) pelo mercado imobiliário habitacional, e, por fim, objetiva identificar os novos espaços de investimentos do mercado imobiliário habitacional em Manaus. Identificamos a atuação do segmento econômico do mercado imobiliário habitacional que desdobra sob duas faces produtivas: sendo a i) composta por construtoras e incorporadoras que atuam na produção habitacional via o Programa Minha Casa Minha Vida e a ii) ocorre via atuação de pequenas construtoras locais e informais, em sua grande maioria constituídas por pessoas físicas, onde a comercialização desses produtos imobiliários habitacionais acontece por conta de corretores autônomos ou pequenas imobiliárias. Ambos concretizam as suas produções imobiliárias habitacionais no espaço urbano de Manaus, influenciando diretamente nas transformações espaciais na cidade manauara.
Abstract: En la actualidad, la producción del espacio urbano tiende a estar subordinada a los intereses del capital. Este proceso productivo posee una articulación directa con el patrón de acumulación del capitalismo contemporáneo, poseyendo manifestaciones específicas sobre el espacio urbano producido en las ciudades. Por tratarse también de un proceso social, la producción de espacio tiende a reproducir, de manera marcada, las contradicciones del capital, lo que implica directamente el modo de vida de las personas en las ciudades contemporáneas. Esto se debe a que el espacio urbano producido a partir de esta lógica tiende a concebirse como una mercancía. En este contexto, el objetivo de esta disertación es comprender la dinámica productiva que dictan los caminos del sector inmobiliario habitacional en Manaos. Tomamos como punto de partida el análisis del proceso de valorización del capital, precisamente porque la producción del espacio urbano a partir de las lógicas de reproducción capitalista apunta a la propia valorización del capital, estas poseen implicaciones directas en el proceso de producción y reproducción del espacio urbano de Manaus (AM). Lo que resulta en la necesidad de identificar cuales fueron y cuáles son los principales agentes y sujetos productivos que anteriormente actuaron en el proceso de expansión urbana de la ciudad y, hoy en día, actúan en las transformaciones espaciales de la ciudad de Manaos. El sector inmobiliario de vivienda es el foco de nuestro objetivo, ya que partimos directamente del análisis en las transformaciones espaciales de la ciudad de Manaos a partir de la cuestión de la vivienda y la producción inmobiliaria habitacional. Apoyamos la idea de que el proceso de expansión urbana en Manaos y las transformacionesespaciales que han venido atravesando la ciudad, continúan ligadas a la producción del espacio urbano en Manaos a través de la producción de viviendas, ahora i) por el Estado y, posteriormente, ii) por el mercado inmobiliaria habitacional y, finalmente, tiene como objetivo identificar los nuevos espacios de inversión del mercado inmobiliario habitacional en Manaos. Identificamos la actuación del segmento económico del mercado inmobiliario habitacional que se despliega bajo dos vertientes productivas: siendo la i) compuesta por empresas constructoras y desarrolladores que trabajan en la producción habitacional a través del Programa Minha Casa Minha Vida y ii) se da a través de la actuación de pequeñas empresas constructoras locales e informales, la gran mayoría de los cuales son constituidas por personas físicas, donde la comercialización de estos productos inmobiliarios habitacionales se realiza por cuenta de corredores autónomos o pequeñas inmobiliarias. Ambos concretizan sus producciones inmobiliarias en el espacio urbano de Manaus, incidiendo directamente en las transformaciones espaciales en la ciudad de manauara.
Keywords: Desenvolvimento imobiliário
Mercado imobiliário
Desenvolvimento habitacional
Espaço urbano de Manaus
Setor imobiliário habitacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
???metadata.dc.subject.user???: Manaus
Produção do espaço urbano
Reestruturação imobiliária
Mercado imobiliário
Habitação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: MELO, Fernando Monteiro. A valorização do capital e a produção do espaço urbano: a produção imobiliária habitacional do segmento econômico em Manaus (AM). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8011
Issue Date: 22-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FernandoMelo_PPGEOG.pdfDissertação_FernandoMelo_PPGEOG8.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.