???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Everton de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683417599852542por
dc.contributor.advisor1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978por
dc.contributor.referee1Cabral, Waltemir Martins-
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationMORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.por
dc.description.abstractThe object of study of this research work is to know if (and how) the active methodologies have been used in the teaching of Linear Algebra. Therefore, it is a bibliographic research with an outline of the state of the art. A search was made in the repositories of the Graduate Programs in Mathematics Education (or equivalent name), in Google Scholar and in national journals and we selected works from the repositories of PUC / SP, PUC / RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC and REVEMAT, RBECT, SBEMRS magazines. The results presented demonstrate how students use digital resources to study Linear Algebra, and this result is directly related to the teaching methodology adopted by the teacher. In particular, it was noticed that the use of active methodologies contributes to the rapprochement between students and teacher during classes, which facilitates teaching mediation during the conceptualization process in this discipline.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/45981/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EvertonMoraes_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectÁlgebra linear - Pesquisapor
dc.subjectMatemática - Metodologiapor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Pesquisapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleMetodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da artepor
dc.title.alternativeActive Methodologies in Teaching Linear Algebrapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userMetodologias ativaspor
dc.subject.userÁlgebra linearpor
dc.subject.userEstado da artepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EvertonMoraes_PROFMAT.pdf8.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons