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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciados em Química
???metadata.dc.creator???: Lira, Priscila Duarte 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Sidilene Aquino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Luiz Henrique
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.description.resumo???: RESUMO PRISCILA, D. L. Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. A formação de professores reflexivos e estratégicos fortalece tanto a capacidade de aprender quanto de ensinar é uma das novas demandas do processo de ensino/aprendizagem. Nos cursos de Licenciatura em Química, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (DCNQ) apontam para uma nova perspectiva que consiste em “ensinar o estudante a aprender coisas e soluções”. Nesse sentido, a utilização de estratégias de aprendizagem pode contribuir para a autorregulação da aprendizagem e, com isso, possibilitar aos futuros professores autonomia na construção de seus conhecimentos, por meio da utilização de estratégias de planejamento, monitoramento, avaliação e regulação da própria aprendizagem. As Estratégias de Aprendizagem são definidas como uso intencional e deliberado por parte dos estudantes, ao utilizarem seus próprios recursos cognitivos no desenvolvimento de uma tarefa, sendo classificadas em Estratégias Cognitivas e Metacognitivas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as Estratégias de Aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química, relacionando-as com as variáveis contextuais e pessoais. Para tanto, este estudo tem como aporte teórico-metodológico a Pesquisa Mista, que consiste na combinação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa para a investigação de um fenômeno. Combinamos as estratégias concomitante e sequencial de pesquisa para analisar a relação das estratégias de aprendizagem e as características contextuais do curso. Com isso, os dados foram recolhidos a partir dos PPCs, dados sobre retenção e aprovação dos licenciandos do curso, dados sobre as características pessoais e utilização de estratégias de aprendizagem a partir de um questionário respondido 63 licenciandos participantes da pesquisa e a aplicação de entrevista semiestruturada com 8 licenciandos. Destaca-se que o questionário foi organizado em três partes: (1) Informações (demográficas); (2) informações acadêmicas; e (3) 34 assertivas (itens) adaptadas da Escala de Estratégias de Aprendizagem dos Estudantes Universitários (EEA-U), estruturados numa escala Likert de 4 pontos. A análise qualitativa dos dados a partir da técnica Análise Textual Discursiva e Estatística Descritiva, enquanto para análise quantitativa utilizou-se a Estatística Inferencial. Os resultados obtidos mostram que os licenciandos investigados utilizam com maior frequência Estratégias Metacognitivas e Cognitivas, mostrando um bom desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas. Todavia, os licenciandos têm dificuldades de utilizar algumas estratégias que são fundamentais para o Processo de Autorregulação da Aprendizagem, como o estabelecimento de metas. Salienta-se que a entrevista elaborada nesta pesquisa se mostrou um instrumento eficaz para avaliar em profundidade as estratégias utilizadas pelos licenciandos. Sugere-se a realização de pesquisas voltadas para o estudo aprofundado das estratégias utilizadas nas atividades estudo, leituras, resolução de provas e problemas e de realização de atividades práticas dos licenciandos principalmente para suas aulas, a fim de contribuir ainda mais com o fomento a utilização de estratégias de aprendizagem para a formação de professores de Química com capacidade para autorregular-se, e contribuir no processo de autorregulação de seus futuros alunos na Educação Básica.
Abstract: RESUMO PRISCILA, D. L. Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. A formação de professores reflexivos e estratégicos fortalece tanto a capacidade de aprender quanto de ensinar é uma das novas demandas do processo de ensino/aprendizagem. Nos cursos de Licenciatura em Química, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (DCNQ) apontam para uma nova perspectiva que consiste em “ensinar o estudante a aprender coisas e soluções”. Nesse sentido, a utilização de estratégias de aprendizagem pode contribuir para a autorregulação da aprendizagem e, com isso, possibilitar aos futuros professores autonomia na construção de seus conhecimentos, por meio da utilização de estratégias de planejamento, monitoramento, avaliação e regulação da própria aprendizagem. As Estratégias de Aprendizagem são definidas como uso intencional e deliberado por parte dos estudantes, ao utilizarem seus próprios recursos cognitivos no desenvolvimento de uma tarefa, sendo classificadas em Estratégias Cognitivas e Metacognitivas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as Estratégias de Aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química, relacionando-as com as variáveis contextuais e pessoais. Para tanto, este estudo tem como aporte teórico-metodológico a Pesquisa Mista, que consiste na combinação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa para a investigação de um fenômeno. Combinamos as estratégias concomitante e sequencial de pesquisa para analisar a relação das estratégias de aprendizagem e as características contextuais do curso. Com isso, os dados foram recolhidos a partir dos PPCs, dados sobre retenção e aprovação dos licenciandos do curso, dados sobre as características pessoais e utilização de estratégias de aprendizagem a partir de um questionário respondido 63 licenciandos participantes da pesquisa e a aplicação de entrevista semiestruturada com 8 licenciandos. Destaca-se que o questionário foi organizado em três partes: (1) Informações (demográficas); (2) informações acadêmicas; e (3) 34 assertivas (itens) adaptadas da Escala de Estratégias de Aprendizagem dos Estudantes Universitários (EEA-U), estruturados numa escala Likert de 4 pontos. A análise qualitativa dos dados a partir da técnica Análise Textual Discursiva e Estatística Descritiva, enquanto para análise quantitativa utilizou-se a Estatística Inferencial. Os resultados obtidos mostram que os licenciandos investigados utilizam com maior frequência Estratégias Metacognitivas e Cognitivas, mostrando um bom desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas. Todavia, os licenciandos têm dificuldades de utilizar algumas estratégias que são fundamentais para o Processo de Autorregulação da Aprendizagem, como o estabelecimento de metas. Salienta-se que a entrevista elaborada nesta pesquisa se mostrou um instrumento eficaz para avaliar em profundidade as estratégias utilizadas pelos licenciandos. Sugere-se a realização de pesquisas voltadas para o estudo aprofundado das estratégias utilizadas nas atividades estudo, leituras, resolução de provas e problemas e de realização de atividades práticas dos licenciandos principalmente para suas aulas, a fim de contribuir ainda mais com o fomento a utilização de estratégias de aprendizagem para a formação de professores de Química com capacidade para autorregular-se, e contribuir no processo de autorregulação de seus futuros alunos na Educação Básica. Palavras-chave: Estratégias de Autorregulação, Formação de Professores, Licenciatura em Química, Ensino de Química. ABSTRACT PRISCILA, D.L. Strategies of learning self-regulation used by undergraduate chemistry students. 2021. 138p. Master’s Theses (Masters in Chemistry) – Post-Graduation Program in Chemistry. Institute of Exact Sciences, Federal University of Amazonas, Manaus/Brazil, 2021. The education of reflexive and resourceful teachers strengthens the ability to learn and to teach and is on high demand when it comes to the teaching/learning processes. In the Chemistry Degree courses, the Brazilian National Curricular Guidelines (DCNQ) point out to a new perspective which consists of “teaching the student to learn things and solutions”. In this regard, the use of learning strategies can play an important role in the self-regulation of learning and, thus, enable the future teachers to be autonomous in their own knowledge acquirement, mainly through the use of strategies for planning, monitoring, evaluating and regulating of their own learning. The learning strategies are defined by the students themselves, once they deliberately choose and use the strategies that fits the best to their cognitive resources during the development of a given task, and those strategies can be classified into Cognitive and Metacognitive ones. This research aims to analyze the Learning Strategies used by Chemistry graduates, relating them to the contextual and personal variables. In order to do so, this study has as its theoretical-methodologic input the hybrid research technique, which consists of the combination of both the qualitative and quantitative research to investigate a given phenomenon. The concomitant and sequential strategies or research have been combined in order to analyze the relations between the learning strategies and the background characteristics of the course. In that sense, the data has been collected from the course pedagogic programs, graduating and retention of student’s rates, data on personal characteristics and the use of learning strategies obtained from a questionnaire answered by 63 undergraduate research participants and 8 other B.A. students that have participated in a semi-structured interview. The questionnaire was organized into three parts: (1) general information (demographic); (2) academic information; (3) 35 statements (items) adapted from the Scale of Learning Strategies of University Students (EEA-U), structured in a Likert scale of 4 points. The quantitative analysis of data from the Discursive Textual Analysis and Descriptive Statistics, whereas for the quantitative analysis the inferential statistics have been used. The results show that the B.A. students use Cognitive and Metacognitive strategies more often. However, they face difficulties when it comes to using some strategies that are fundamental to the self-regulation of learning processes, such as the target setting, for instance. We emphasize that the interview made in this research work has proved itself an effective instrument to evaluate the depth of the strategies used by the B.A. students. We suggest the stimulation of more research studies focused on the further understanding the strategies used on the learning, reading, test resolution and practical activities done by the B.A. students, mainly for their own classes, in order to contribute even more to fostering the use of learning strategies in the education of Chemistry teachers with the ability to self-regulate and contribute in the process of self-regulation of their own pupils from the primary education system.
Keywords: Química - Ensino e estudo
Química - Ensino Superior
Estratégias de aprendizagem
Processo de ensino e aprendizagem
Estudantes universitários
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Estratégias de autorregulação
Formação de Professores
Licenciatura em Química
Ensino de Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: Priscila, Priscila Duarte. Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciados em Química. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8283
Issue Date: 11-Feb-2021
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