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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas linguísticas para o ensino de Espanhol no Amazonas: livro didático
???metadata.dc.creator???: Brandão, Raimunda Julia de Freitas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Heufemann-Barría, Elsa Otilia
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo verificar as ações políticas relacionadas à escolha do livro didático para o ensino de Espanhol nas escolas da rede estadual de Ensino do Amazonas, considerando o processo e os atores sociais envolvidos. Como objetivos específicos, propõe-se a descobrir quem realiza a escolha do livro didático disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nas escolas pesquisadas, bem como a analisar como se efetiva esse processo. O referencial teórico que embasa a pesquisa se divide em postulados sobre políticas linguísticas de investigadores como Hamel (1993), Calvet (2007) e Arnoux (2010), e em considerações sobre o livro didático no Brasil de pesquisadores como Freitag, Motta e Costa (1987), Cassiano (2007), Mantovani (2009), Daher, Freitas e Sant’anna (2013) e Freitas e Vazquez (2016). Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, que lança mão da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e, ainda, da pesquisa de cunho documental. Os procedimentos de geração de dados foram realizados por meio de questionários e de entrevista com o apoio das técnicas de protocolo verbal. Os dados obtidos com relação à escolha do livro didático evidenciam que, além do professor de Espanhol, no Amazonas, quem também faz a escolha é a direção e/ou a equipe pedagógica da escola, juntamente com o professor.
Abstract: Esta disertación de Maestría objetiva verificar las acciones políticas relacionadas a la elección del libro didáctico para la enseñanza del Español en las escuelas de la rede estadual de Ensino do Amazonas, considerando el proceso y los actores sociales involucrados. Como objetivos específicos, se dedica a descubrir quién elige el libro didáctico proveído por el PNLD a las escuelas investigadas, y, también, a analizar cómo se efectiva ese proceso. El marco teórico de la investigación se divide en postulados sobre políticas lingüísticas de investigadores como Hamel (1993), Calvet (2007) y Arnoux (2010), y en consideraciones sobre el libro didáctico en Brasil de investigadores como Freitag, Motta y Costa (1987), Cassiano (2007), Mantovani (2009), Daher, Freitas y Sant’anna (2013), y Freitas y Vazquez (2016). Se caracteriza como investigación descriptiva de abordaje cualitativa, apoyada por pesquisa bibliográfica impresa y telemática, y, aún, por la pesquisa documental. Los procedimientos de recolección de datos se realizaron a partir de cuestionarios y de entrevistas apoyados por las técnicas de protocolo verbal. Los datos obtenidos sobre la elección del libro didáctico dejan claro que, además del profesor de Español, en el Amazonas, la Gestión y/o el equipo pedagógico de la escuela participan de ese proceso, con el profesor.
Keywords: Língua espanhola
Glotopolítica
Livros didáticos
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de língua estrangeira
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Políticas linguísticas
Ensino de Espanhol
Livro didático
PNLD
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: BRANDÃO, Raimunda Julia de Freitas. Políticas linguísticas para o ensino de Espanhol no Amazonas: livro didático. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8310
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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