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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Modernização e precarização: as condições de trabalho dos portuários em capatazia de Manaus – AM
???metadata.dc.creator???: Souza, Deib Lima de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scherer, Elenise Faria
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ribeiro, Odenei
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação procuramos refletir sobre os trabalhadores portuários avulsos em capatazia da cidade de Manaus. Trabalhadores estes que realizavam suas atividades de movimentação de carga e descarga de navios no antigo porto do Roadway, atual Estação Hidroviária de Manaus, após a modernização portuária, e que após sua desativação para movimentação de carga, forçou estes a realizarem suas atividades, bem como a venda de sua força de trabalho nos terminais privados. Nosso objetivo foi problematizar as formas de contratação de trabalho desta categoria, caracterizando a sazonalidade e precariedade, particularidade intrínseca do trabalho portuário, tentando identificar também os riscos a que estes trabalhadores estão submetidos no desenvolver do processo de trabalho dada a natureza das cargas e o peso das mesmas, pois apesar de o trabalho portuário avulso ser baseado na automação, ele ainda traz inúmeros riscos para os trabalhadores, pois estas características de periculosidade e a insalubridade permanecem como fazendo parte da natureza do trabalho portuário. Realizamos uma breve discussão sobre a inserção do trabalho portuário na agenda do trabalho decente, conforme preconiza a Convenção 137 da OIT que trata sobre as repercussões sociais nos novos métodos de manipulação de cargas nos portos, que trouxe inúmeras consequências para a categoria com a grande redução de trabalhadores. Dessa forma, a modernização portuária brasileira realizada após a década de noventa permitiu a concessão das instalações portuárias ao capital privado. Em Manaus, os portuários em capatazia eram empregados da Administração do Porto Público, sendo então demitidos e passando a serem contratados via órgão gestor da mão-de-obra, realizando suas atividades quando demandados pelos terminais, inserindo-o no ambiente de precariedade dada a sazonalidade do trabalho.
Abstract: In this dissertation we try to reflect on the port workers loose in wharfage the city of Manaus. Workers those who performed their cargo handling activities and unloading of ships in the old port of Roadway, current Waterways Station Manaus, after the port modernization, and after its deactivation for cargo handling, forced these to carry out their activities and the sale of its workforce in the private terminals. Our aim was to discuss the forms of contracting work in this category, featuring seasonal and precarious, intrinsic feature of the port work, also trying to identify the risks to which these workers are subjected in developing the work process given the nature of the charges and the weight the same as though temporary dock work is based on automation, it still carries numerous risks to workers, as these characteristics of hazardous and unhealthy conditions remain as part of the nature of port work. We conducted a brief discussion on the inclusion of port labor in the decent work agenda, as recommended by the ILO Convention 137 which deals with the social repercussions in the new cargo-handling methods in ports, which brought many consequences for the category with the large reduction workers. Thus, the Brazilian port modernization performed after the nineties allowed the concession of port facilities to private capital. In Manaus, the port in wharfage were employees of the Administration of Public Port, and then laid off and going to be hired via hand governing body, carrying out its activities as demanded by the terminals by inserting it in the precarious environment given the seasonal nature of the work.
Keywords: Portuários
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Modernização Portuária
Trabalhador Portuário Avulso
Capatazia
Sazonalidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SOUZA, Deib Lima de. Modernização e precarização: as condições de trabalho dos portuários em capatazia de Manaus – AM. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8371
Issue Date: 29-Aug-2016
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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