???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
???metadata.dc.creator???: Pereira Junior, Jocelino 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro Junior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pio, José Luiz de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Crediné Silva de
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino médio vem sendo um termômetro de como as massas estão reagindo a todas as transformações da sociedade contemporânea. Os estudantes refletem as mudanças da sociedade e reagem ativamente em uma nova forma de ver o mundo. O esforço vai de encontro ao novo perfil, flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda às demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade, caracterizando um perfil autônomo. Desta forma na pesquisa aqui relatada, o principal objetivo é descrever o processo de construção de uma arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia por meio do exercício do diálogo, buscando a associação de diferentes pontos de vista fazendo emergir habilidades e competências que gerem autonomia e elevem o potencial da cooperação no processo educacional. Em uma perspectiva dentro do paradigma de arquiteturas pedagógicas, as estruturas de aprendizagem se dão a partir da confluência de diferentes componentes para acentuação do perfil autônomo. A metodologia fornece subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade, numa perspectiva de construção do conhecimento a ser explorada pelos estudantes que transcende a transmissão dos conteúdos, baseia-se em uma abordagem qualitativa e trata-se de uma intervenção pedagógica que acentuou o perfil autônomo dos estudantes ao longo das dinâmicas colaborativas que os estudantes foram submetidos.
Abstract: High school has been a thermometer of how the crowd are reacting to all transformations in current society. Students reflect changes in society and actively react in a new way of seeing the world. This effort converge to a new profile, flexible and versatile, capable of thinking and learning constantly, it meets the dynamic demands that vary in quantity and quality, depicting an autonomous profile. Thus, in the research reported here, the main goal is to describe the process of building a pedagogical architecture to expand autonomy through the exercise of dialogue, seeking association of different points of view, bringing out skills and competences that generate autonomy and elevate the potential of cooperation in the educational process. From a pedagogical architectures perspective, learning structures take place with the confluence of different components to emphasize an autonomous profile. The methodology provides resources for a dynamic pedagogy, centered on creativity, in a perspective of knowledge construction to be exploited by students transcending contents transference, based on a qualitative approach that is a pedagogical intervention shown to accentuate student autonomous profile through collaborative dynamics that students were submitted to.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Prática docente
Biologia - Estudo e ensino
Ensino híbrido
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Arquitetura Pedagógica
Ensino de Biologia
Autonomia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PEREIRA JUNIOR, Jocelino. Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455
Issue Date: 18-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JocelinoPereira_PPGECIM.pdfDissertação_JocelinoPereira_PPGECIM2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.