???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8518
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Possibilidades e desafios da inserção do tema Floresta Amazônica no contexto educacional
???metadata.dc.creator???: Gomes, Orleylson Cunha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Higuchi, Maria Inês Gasparetto
First advisor-co: Azevedo, Genoveva Chagas de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Forsberg, Maria Clara da Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Aguiar, José Vicente de Souza
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa, Mauro Gomes da
???metadata.dc.contributor.referee5???: Schweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário ambiental e social que se desenha, coloca em voga, os paradigmas vigentes dos quais sustentam a incerteza de continuidade de vida humana no planeta. Neste cenário, se destaca a Amazônia, visto a sua importância, regional, nacional e planetária para dinâmica ambiental da biosfera. No entanto a incapacidade de lidar com a floresta é pertinente. Ao procurar saídas, a educação se aponta com uma alternativa segura para que isso possa ocorrer, visto a sua ênfase em levar o ser humano a sucessivas buscas de melhorias, apoiados pela ciência, pesquisa, tecnologia, filosofia, artes, literatura, reflexão, ação. Contudo, atuar em momentos tão incerto, requer profissionais competentes e hábeis para compreender as constantes mudanças socio-econômico-político-ambiental que nos rodeiam. Priorizar formações interdisciplinares com ampla visão das relações urge como uma necessidade, pois assim poderemos reduzir lacunas que colocam todos em risco. Assim, este estudo prevaleceu nesses pressupostos e se valeu da análise do curso “A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões” sendo este uma amostra de cursos disponíveis para a formação de professores. Os objetivos desse trabalho se concentram em analisar a concepção dos professores, que participaram do curso de imersão, sobre a inclusão da temática “floresta amazônica” na discussão em sala de aula. Como a compreensão da matriz do curso e sua contribuição para o desenvolvimento de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Acompanhado também, do entendimento sobre a apropriação dos conceitos científicos mais recentes sobre a floresta desenvolvidos no processo de formação in situ. Além da observação da discussão dos conceitos oriundos da formação em sala de aula. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo caracterizada como um estudo de caso e utilizando de modais de pesquisas que versam sobre a observação participante, observação direta, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, diários e mapas conceituais. Suas análises compreendem a descrição dos dados, bem como a latência de conteúdo sobre determinadas respostas. Participaram desse estudo 23 professores em um primeiro momento e 8 no segundo momento, oriundos da SEMED e SEDUC do Amazonas. Os resultados alcançados permitam refletir sobre a concepção dos professores em relação a inserção da temática floresta amazônica na BNCC, apontando a necessidade de inserir esses dados como fonte de conhecimento sobre a sustentabilidade e fonte de conhecimento sobre a realidade local. A partir da imersão, verificou-se que a aprendizagem e os modos de apreensão dos conhecimentos a partir de fundamentos da interdisciplinaridade desencadeando, possíveis, mudanças na estrutura cognitiva dos professores que participaram do curso. Ao se ater na sala de aula se observou, que as mudanças e a apreensão do conhecimento que foram iniciadas no curso se fazem presentes na sala de aula, mas ao compartilha-las com os discentes, os professores, em sua maioria elegem modelos didáticos tradicionais, com ensaios para novas metodologias. Daí pode-se entender que as formações focadas em temas específicos com abertura ao diálogo proporcionam a ampliação do conhecimento, provocando mudanças. No entanto, em sala de aula, a efetividade depende de outras variáveis, como novas modos de condução das aulas, dos quais precisam ser investigados.
Abstract: The environmental and social scenario that is being designed, puts in place, the prevailing paradigms of which sustain the uncertainty of continuity of human life on the planet. In this scenario, the Amazon stands out, given its importance, regional, national and planetary for environmental dynamics of the biosphere. However, the inability to deal with the forest is relevant. When looking for ways out, education points out as a safe alternative for this to happen, given its emphasis on taking the human being to successive searches for improvements, supported by science, research, technology, philosophy, arts, literature, reflection, action . However, acting in such uncertain times, requires competent and skilled professionals to understand the constant socio-economic-political-environmental changes that surround us. Prioritizing interdisciplinary training with a broad view of relationships is urgent as a necessity, as this way we can reduce gaps that put everyone at risk. Thus, this study prevailed on these assumptions and made use of the analysis of the course “The Amazon Forest and its multiple dimensions”, this being a sample of courses available for teacher training. The objectives of this work are focused on analyzing the conception of the teachers, who participated in the immersion course, on the inclusion of the “Amazon rainforest” theme in the classroom discussion. How to understand the course matrix and its contribution to the development of contents of the National Common Curricular Base - BNCC. Also accompanied by an understanding of the appropriation of the most recent scientific concepts about the forest developed in the process of in situ formation. In addition to observing the discussion of concepts from classroom training. The research is of a qualitative nature, being characterized as a case study and using research modalities that deal with participant observation, direct observation, structured and semi-structured interviews, diaries and concept maps. Their analyzes include the description of the data, as well as the latency of content on certain responses. 23 teachers participated in this study in the first moment and 8 in the second moment, from SEMED and SEDUC from Amazonas. The results achieved allow us to reflect on the teachers' conception regarding the insertion of the Amazon rainforest theme in the BNCC, pointing out the need to insert these data as a source of knowledge about sustainability and a source of knowledge about the local reality. From the immersion, it was found that learning and ways of understanding knowledge from the basis of interdisciplinarity, triggering possible changes in the cognitive structure of the teachers who participated in the course. When staying in the classroom, it was observed that the changes and the apprehension of knowledge that were initiated in the course are present in the classroom, but when sharing them with the students, the teachers, in their majority choose traditional didactic models. , with tests for new methodologies. Hence, it can be understood that training focused on specific themes with openness to dialogue provides the expansion of knowledge, causing changes. However, in the classroom, effectiveness depends on other variables, such as new ways of conducting classes, which need to be investigated.
Keywords: Desenvolvimento cognitivo
Ensino e aprendizagem
Professores - Formação
Educação ambiental
Floresta Amazônica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Amazônia
Educação
Sustentabilidade
Formação de Professores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: GOMES, Orleylson Cunha. Possibilidades e desafios da inserção do tema Floresta Amazônica no contexto educacional. 2021. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8518
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_OrleylsonCunha_PPGCASA.pdfTese_OrleylsonCunha_PPGCASA5.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.