???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8559
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem potencialmente significativa de Geometria Molecular por Simulação Digital
Other Titles: Potentially Meaningful Learning of Molecular Geometry by Digital Simulation
???metadata.dc.creator???: Pereira, Antonio Marcos Vilaça 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pio, José Luiz de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Ana Lúcia Mendes dos
???metadata.dc.description.resumo???: A aprendizagem de Química, ao longo dos anos, vem passando por grandes transformações, isso se deve ao fato de buscar novas alternativas de ensino com o intuito de favorecer a construção do conhecimento, evitando uma simples memorização de conteúdos. Materiais potencialmente significativos para o ensino são aqueles que são relacionáveis ou incorporáveis à estrutura cognitiva do aluno, de maneira não arbitrária e não literal, promovendo o processo de aprendizagem significativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma abordagem didático-pedagógica potencialmente significativa, pautada na concepção ausubeliana, com o uso da simulação computacional, auxiliada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como material potencialmente significativo para o aprendizado de geometria molecular. Essa abordagem possibilita o uso de várias estratégias e dos conceitos subsunçores para a Geometria Molecular, facilitando a aprendizagem e tornando-a significativa. A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa experimental, com dados coletados por meio de questionários diagnósticos, narrativas e exercícios de verificação de aprendizagem em uma Escola Pública regular do Ensino Médio localizada na zona Sul da cidade de Manaus, com a participação de 10 alunos voluntários do 1º ano, cujos resultados foram avaliados pela análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar, por meio da teoria de Ausubel, que a aprendizagem significativa apontava para duas formas: subordinada e superordenada. Verificou-se, assim, que houve um melhor desempenho dos alunos participantes da pesquisa nas três primeiras questões do questionário pós-simulador e indícios de aprendizagem com características de diferenciação progressiva e reconciliação integradora nas duas últimas questões. Os resultados mostram que a simulação computacional é uma ferramenta tecnológica bastante eficaz, que gera uma aprendizagem dinâmica e significativa, especialmente no novo cenário pandêmico do novo coronavírus (SARS-COV2), quando tivemos que nos reinventar diante de tantas incertezas e adversidades.
Abstract: The learning of Chemistry, over the years, has undergone great transformations, this is due to the fact of seeking new teaching alternatives in order to favor the construction of knowledge, avoiding a simple memorization of contents. Materials that are potentially significant for teaching are those that are relatable to or incorporate into the student’s cognitive structure, in a non-arbitrary and non-literal way, promoting the process of meaningful learning. In this sense, the objective of this work is to develop a potentially significant didactic-pedagogical approach based on the Ausubelian conception, with the use of computer simulation aided by the Information and Comunication Digital Technologies (ICDT’s) as potentially significant material for learning molecular geometry. This approach enables the use of several strategies and subsumer concepts for Molecular Geometry, facilitating learning and making it meaningful. The research was based on an experimental qualitative approach, with data collected through diagnostic questionnaires, narratives and learning verification exercises in a regular Public High School located in the southern zone of the city of Manaus, with the participation of 10 students of the 1st year volunteers, whose results were evaluated by content analysis. In the results, it was possible to identify through Ausubel's theory, that significant learning pointed to two forms: subordinate and superordinate. It was verified, therefore, that there was a better performance of the students participating in the research in the first three questions of the post-simulator questionnaire and evidence of learning with characteristics of progressive differentiation and integrative reconciliation in the last two questions. The results show that computer simulation is a very effective technological tool, which generates dynamic and significant learning, especially in the new pandemic scenario of the new coronavirus (SARS-COV2), where we had to reinvent ourselves in the face of so many uncertainties and adversities.
Keywords: Química - Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
???metadata.dc.subject.user???: Aprendizagem de Química
Geometria Molecular
Simulação Digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Aprendizagem Significativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PEREIRA, Antônio Marcos Vilaça. Aprendizagem potencialmente significativa de Geometria Molecular por Simulação Digital. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8559
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AntonioPereira_PPGECIM.pdf7.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons