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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de saúde no Programa Saúde na Escola, Borba — AM: contribuição da Enfermagem
???metadata.dc.creator???: Parente, Flávia da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Esron Soares Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Nair Chase da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pina, Rizioléia Marina Pinheiro
???metadata.dc.description.resumo???: OBJETIVO: Elaborar um guia de boas prática para o planejamento e monitoramento das ações de promoção à saúde no Programa Saúde na Escola – PSE no município de Borba METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, que segue as diretrizes da pesquisa convergente assistencial, guiada por 5 fases a saber. Fase de Concepção: síntese do conhecimento em relação ao tema e delineamento da questão norteadora, objetos e a metodologia da pesquisa a ser desenvolvida. Fase de Instrumentação: realizada no município de Borba, Amazonas. Os sujeitos do estudo foram 07 enfermeiros (as) que desenvolvem atividades gerencias na Estratégia Saúde da Família. Fase de perscrutação: os dados foram coletados através de observação participante e entrevista semiestruturada no período de janeiro a março de 2021, posteriormente. Fase de análise. Interpretação: A interpretação das informações conduziu à teorização sobre os dados qualitativos, produzindo o confronto entre a abordagem teórica e o que a investigação de campo apontou de singular como contribuição. Foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE: 39721220.3.0000.5020. RESULTADOS: Manuscrito 1 — Diagnóstico Situacional do Programa Saúde na Escola a partir das percepções dos enfermeiros: convergências entre a pesquisa e a prática; Manuscrito 2 — Processo de construção do instrumento de planejamento e monitoramento do PSE com a participação de enfermeiros: Convergência entre a prática e pesquisa. Finalmente a elaboração do Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de promoção à saúde no PSE, Borba — AM considerando o contexto da pandemia covid-19. CONCLUSÃO: A inserção de Tecnologia gerencial constitui-se em importantes ferramentas para as boas práticas de enfermagem no gerenciamento das ações de saúde, contudo, é necessário interesse institucional pela proposta de boas práticas de Planejamento e Monitoramento do PSE para sua viabilidade prática de modo a proporcionar melhorias na oferta das ações de promoção a saúde no âmbito dos espaços escolares. O presente estudo pode contribuir para a implantação de boas práticas no PSE no município de Borba, pois oferece subsídios para reflexão dos enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família e gestão, de modo a buscar um caminho para efetivar o planejamento e monitoramento de forma sistematizada, atendendo as recomendações do Programa Saúde na Escola e a Política de Promoção da Saúde vigente.
Abstract: OBJECTIVE: To develop a good practice guide for the planning and monitoring of health promotion actions in the Health at School Program - HSP in the municipality of Borba. METHODOLOGY: This is a methodological research, which follows the guidelines of convergent care research, guided by 5 phases, namely. Conception Phase: synthesis of knowledge in relation to the theme and design of the guiding question, objects and methodology of the research to be developed. Instrumentation Phase: carried out in the municipality of Borba, Amazonas. The study subjects were 07 nurses who develop managerial activities in the Strategy Health Family. Inquiry phase: datas were collected through participant observation and semistructured interview from january to march in 2021, thereafter. Analysis phase. Interpretation: The interpretation of the information led to theorizing about the qualitative data, producing a confrontation between the theoretical approach and what the field investigation pointed out as unique as a contribution. It was approved by the Research Ethics Committee under CAAE: 39721220.3.0000.5020. RESULTS: Manuscript 1 — Situational Diagnosis of the Health at School Program based on nurses' perceptions: convergences between research and the practice; Manuscript 2 — Process of construction of the HSP planning and monitoring instrument with the participation of nurses: Convergence between practice and research. Finally, the elaboration of the Guide to good practices for planning and monitoring health promotion actions in the HSP, Borba — AM considering the context of the covid-19 pandemic. CONCLUSION: The insertion of managerial technology constitutes in important tools for the good nursing practices in the management of health actions, however, is necessary institutional interest for the proposal of good practices of Planning and Monitoring of the HSP for its practical viability in order to provide improvements in the provision of health promotion actions within the scope of school spaces. The present study can contribute to the implementation of good practices in the PSE in the municipality of Borba, as it offers subsidies for the reflection of nurses who work in the Family Health Strategy and management, in order to seek a way to carry out planning and monitoring in a systematic way, meeting the recommendations of the Health at School Program and the current Health Promotion Policy.
Keywords: Saúde da família
Enfermagem em saúde pública - Borba (AM)
Enfermagem - Pesquisa - Metodologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM: ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
???metadata.dc.subject.user???: Programa Saúde na Escola
Pesquisa convergente assistencial
Estratégia saúde da família
Enfermagem em saúde pública
School Health Program
Convergent care research
Family health strategy
Public health nursing
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico
Citation: PARENTE, Flávia da Silva. Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de saúde no Programa Saúde na Escola, Borba – AM: contribuição da Enfermagem. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8663
Issue Date: 26-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico

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