???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
Other Titles: UpRobotics: educational robotics using block-based visual language
???metadata.dc.creator???: Marinho, Francisco Gabriel Teixeira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barreto, Raimundo da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, José Reginaldo Hughes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Passos, Odette Mestrinho
???metadata.dc.description.resumo???: A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos.
Abstract: Technology is a fundamental resource that has an impact on many sectors of everyday life. Thus, there is a growing demand for professionals with skills and competences in the area of computing in the industrial sector in scientific terms. However, there is still a latent lack regarding the development of computational thinking in basic education, particularly in societies with low socioeconomic status. Several reasons that go beyond limited resources or lack of interest by some students, due to difficulty in understanding and abstracting knowledge of these technologies, both on the part of educators and students. In this way, it presents the computational training method used in a successful method of graphics in the scientific field: educational robotics and the use of visual languages in draggable blocks. UpRobotics is the main search engine of this research project, as it is a possibility that assists teachers with both mathematical and computational knowledge of children’s schools, enabling the public to manipulate manipulators, real or virtual, according to the logic of each student. Thus, for the state of the art, comprehensible studies related to the topic, techniques or available techniques, a method based on software engineering principles was used, which is based on conducting primary and secondary studies different from the investigation. Therefore, experiments carried out with students in a school using concepts to support basic education applied to educational robotics teaching and computational thinking, this project brought to the area of educational robotics contribution to the students’ concept-learning, all this just 3D simulation and block visual languages.
Keywords: Robótica - Educação
Robôs - Programação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE
???metadata.dc.subject.user???: Robótica Educacional
Robótica Desplugada
Pensamento Computacional
Linguagem Visual Baseada em Blocos
Geração Automática de Código
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: MARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809
Issue Date: 4-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FranciscoMarinho_PPGI.pdf15.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.